O I Congresso dos Trabalhadores Baianos em 1919

Convocado pelo Sindicato dos Pedreiros e Carpinteiros e Demais Classes, sob o lema “Unidos para a vida e para a morte”, o I Congresso Congresso dos Trabalhadores Baianos foi realizado de 14 a 20 de junho de 1919, no Teatro São João. Contou com a participação de 10 sindicatos, com 26 delegados representando os trabalhadores ferroviários, sapateiros, pedreiros e carpinteiros, marmoristas, marceneiros, padeiros, gráficos, operários das linhas de bonde e usinas de energia e condutores de carroças.

O encerramento do congresso foi no dia 20 de julho, com a grande participação de operários baianos, com várias delegações sindicais e jornalistas. O jornal A Tarde publicou: “Ao sair do teatro São João, os operários fizeram uma passeata, puxados pela banda de música do 2º Batalhão da Brigada Policial e desfilaram pela Rua Chile até o Sindicato dos Pedreiros e Carpinteiros, no Maciel de Baixo, erguendo vivas ao socialismo e ao operariado”. (BANDEIRA e MELO, 1967, p.179)

 

Por: F.Barreto

 

Fonte:

BANDEIRA, Melo; MELO, Clóvis; ANDRADE, A.T. – O ano vermelho: a Revolução Russa e seus reflexos no Brasil. São Paulo, Brasiliense, 1980.


Avalie esta noticia:

1 votos, 5 avg. rating

Compartilhe:

Fatima Barreto