Trajetória da imprensa no SINTRACOM-BA

O primeiro jornal publicado pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil logo após a sua fundação, foi a “Voz do Trabalhador”, publicado em 22 de outubro de 1920 e o seu último número saiu em 14 de outubro de 1922. Entre 1922 a 1989, não há registros se havia algum tipo de jornal do sindicato.

Imprensa - primeiro jornal do SINTRACOM publicado em 1920
Primeiro jornal do sindicato publicado em 1920

Em 1990, quando ocorre  “A Revolta dos Peões”, a comunicação diária nas obras com a da diretoria do sindicato e a publicação semanal de um jornal específico para a categoria, foram estratégias decisivas para ajudar a denunciar e combater a exploração patronal. Fazia parte do trabalho da nova direção, buscar a integração com os trabalhadores nos canteiros de obras, criando uma nova consciência para essa categoria que suportou durante 30 anos a inércia de uma diretoria do sindicato, submissa aos patrões e com fortes referenciais de identificação com a ditadura militar.

jornal de 1990 p site
Jornal do sindicato em 1990 logo após “A Revolta dos Peões”. Foto do Arquivo do SINTRACOM-BA

Em 1990, os primeiros jornais do sindicato eram feitos por colaboradores de outras entidades sindicais, que apresentava um trabalho com uma diagramação bem simples, em preto e branco, com algumas charges, noticias das obras, das negociações salariais e dos eventos promovidos pela diretoria do sindicato, trazendo o título de “Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil”.

jornalboletim2 de 1990 p site cópia
Jornal do sindicato em 1991 sob a responsabilidade do jornalista Pedro Augusto Pereira – Foto do Arquivo do SINTRACOM-BA

Em 1991 a diretoria do sindicato, cujo presidente era Washington de Souza, contratou o jornalista Pedro Augusto Pereira, um profissional experiente, bastante conectado com o mundo político-sindical, que já acompanhava os movimentos dos trabalhadores da construção civil, divulgando-os através do jornal que trabalhava.  Inicia-se assim um novo tempo para o sindicato, com a diretoria aberta aos novos projetos, iniciando com a publicação de um jornal sindical, no qual seriam divulgados não só os problemas dos canteiros de obras, como também, sobre as questões políticas, econômicas, sociais e sindicais. O jornal passou a ter o  o título de  “Boletim do Sindicato“, publicado com uma nova forma de editoração, mudança na diagramação, agregou cores, as fotos passaram a ser parte das noticias, podendo inclusive, ser  confeccionado em até quatro páginas.

Assim, o jornal foi concebido com a sua edição, sendo iniciada a partir das visitas diárias dos diretores do sindicato aos canteiros das obras. A  dinâmica se processava da seguinte forma: os diretores que visitavam as obras de sua responsabilidade,  detectavam os problemas conversando com os trabalhadores e repassavam na forma de relatos orais para o(a) jornalista ou escreviam pequenos textos para o diretor de imprensa, que encaminhava também para o (a) jornalista  do sindicato, que buscava fazer as correções  preservando a linguagem  sindical e de identidade da categoria, transformava em textos para o próximo jornal.

Assim,  a diretoria tinha consciência de sua participação direta na elaboração do jornal e quando retornavam as obras, os trabalhadores podiam ver que suas reclamações foram passadas para o sindicato e a categoria de uma forma geral, tomavam conhecimento dos acontecimentos semanalmente. Os jornais eram entregue semanalmente aos trabalhadores nas obras e atualmente isso feito quinzenalmente. Dessa forma, “a entrega dos jornais do sindicato” permanece até os dias atuais como um encontro muito especial para a diretoria e para os trabalhadores.

Em 2002 o jornal apresenta um novo  título “Jornal do SINTRACOM-BA“, mais condizente com a proposta de uma  imprensa sindical já consolidada e também com sindicato já tendo comprado uma pequena impressora de Off-set para impressão dos próprios jornais. Em janeiro de 2006 morre o jornalista Pedro Augusto Pereira e foi então contratada a jornalista Mary Bahia, que é responsável pela editoração dos jornais do sindicato até os dias atuais. A imprensa sindical na atualidade tem várias publicações, algumas quinzenais e outras mensais: O Jornal do SINTRACOM-BA que é distribuído quinzenalmente para os trabalhadores da Construção e Manutenção, O Jornal do SINTRACOM-BA – Edição “Elétricas”,  O Jornal do SINTRACOM-BA – Edição “Cerâmicas”, Jornal do Sintracom “Ascon” e o Jornal “Operárias em Construção”.

jornal-sintracom-412-julhopmd-sintracom-ba (1)
Jornal do sindicato-Foto do Arquivo do SINTRACOM-BA
jornal-449-sintracom-ba
Jornal do sindicato-Foto do Arquivo do SINTRACOM-BA

Assim, ao longo desses 26 anos as notícias são repassadas e  se propagam através dessa “Rádio Peão” para a categoria, como uma espécie de código de ligação entre o sindicato e a diretoria, entre a diretoria e  os trabalhadores e com o sindicato. O sindicato é  o elo de ligação dessa cadeia da relação de sua representação na sociedade. É dessa forma que todos envolvidos nessa rede, se conectam com os problemas comuns que diariamente acontece no mundo do trabalho da categoria dos trabalhadores da construção e da madeira no Estado da Bahia.

Por: F.Barreto

Fontes:

CASTELLUCCI, Aldrin, A.S. – Industriais e operários numa conjuntura de crise (1914-1921). Salvador, FIEB, 2004

Jornais dos SINTRACOM-BA

Foto do jornal “A voz do trabalhador” disponível em:  https://anarquismonabahia.wordpress.com/tag/a-voz-do-trabalhador/

Fatima Barreto