Diretor de Assuntos de Saúde do Trabalhador do SINTRACOM-BA

arilson
Arilson Ferreira dos Santos é o Diretor de Assuntos de Sáude do SINTRACOM-BA

Arilson Ferreira Santos, nascido em Salvador, tem 41 anos de idade, é casado e tem quatro filhos. Trabalha construção desde os 17 anos, entrou na função de ajudante e depois tornou-se pedreiro por profissão. É funcionário da Construtora Luís Mendonça desde 2004. Desde essa época já  jogava futebol no campo do Café Cravo, tendo participado de vários torneios como jogador do time do SINTRACOM-BA.  Concluiu o 2º grau e fez o Curso Tecnológico de Segurança do Trabalho  no Instituto de Tecnologia da Bahia – ITEBA. É o Diretor de Assuntos de Saúde do Trabalhador do SINTRACOM, representa o sindicato no FORUMAT – Fórum do Meio Ambiente do Trabalho, no Comitê Permanente Regional – CPR, Comitê Permanente Nacional – CPN e no Fórum de Informalidade. Foi um dos organizadores do VII CEMATIC – Congresso Nacional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção, que ocorreu em Brasília no mês de abril/2016.

Arilson fala de sua trajetória no sindicato “quando estava na obra tinha pouco tempo para estudar, mas depois dos incentivos para Educação nos canteiros de obras os trabalhadores procuraram escolas profissionalizantes. Quando entrei no SINTRACOM pude aprender mais um pouco, fiz alguns cursos sobre Segurança e Condições de Meio Ambiente e Trabalho na Construção Civil, hoje tenho melhores condições de falar com os trabalhadores sobre o assunto. Participar das Comissões nos fóruns de discussão sobre segurança e meio ambiente do trabalho, representando o sindicato tem sido muito importante para ajudar a minimizar os riscos e denunciar os acidentes e de alguma forma busca-se reduzir a precarização do trabalho na construção civil”.

• COMISSÃO DE SAÚDE: Arilson Ferreira, Erisvaldo Pereira, Hercilia Conceição, Raileucio Araújo, Nilton Costa, Vera Lúcia e Antonio Rebouças

Por: F.Barreto

Fatima Barreto