Diretor de Assuntos Inter-Sindical

amando
Amando de Jesus – Diretor Intersindical do SINTRACOM-BA

Amando de Jesus nascido em São Gonçalo na Bahia, tem 58 anos, casado, pai de uma filha e avô com dois netos que ele adora. É pedreiro da construção civil e trabalha na Construtora Suarez desde 1985. Amando é ativista sindical desde 1989 iniciando sua militância durante a “Revolta dos Peões” ao lado de Washington de Souza. Participou da primeira diretoria do sindicato em 1990 e ao longo desses anos sempre participou da direção, assumindo diversos cargos. Foi diretor a CUT-Metropolitana, também é fundador da FETRACOM-BA e atualmente participa da diretoria desta entidade.

Amando é o responsável por fazer a interação entre o sindicato com outros sindicatos em todos níveis, promovendo encontros de solidariedade nas lutas dos trabalhadores de outras categorias profissionais, além de ser o responsável direto pelo acompanhamento das atividades intersindicais. Ele explica: “Meu papel é buscar promover a participação do sindicato nas atividades políticas e sindicais que for convidado. Como Diretor Inter-sindical, ajudo também na formação de outras entidades de representação dos trabalhadores. Fui um dos fundadores da Associação dos Pedreiros da Construção Civil de Vitória da Conquista, do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Ipiaú e Jequié – BA e do Sintracom – Sudoeste, além de organizar e implantar a Delegacia Sindical de Guanambi e Região e a Delegacia de Poções e Região. Assim meu trabalho é o de interagir com outras entidades, buscando dar apoio em nome do sindicatos ao movimento sindical”.

Por: F.Barreto

Fatima Barreto