Diretor de Patrimônio do SINTRACOM-BA

edson bilinga
Edson Souza Ataíde – Diretor de Patrimônio do SINTRACOM-BA

Edson Souza Ataíde, nascido em Feira de Santana, na Bahia, tem 48 anos de idade, é solteiro e vive com uma companheira e suas duas filhas. Trabalha na construção civil desde 1986, é funcionário da empresa Norberto Odebrecht desde 2001. Edson é também conhecido por “Bilinga”, disse ser um trabalhador que veio do êxodo rural muito jovem e por não ter nenhuma experiência profissional, começou a trabalhar na construção civil como servente. Participa da diretoria do sindicato desde esse ano, tendo já assumido alguns cargos importantes, participou de muitos cursos de formação sindical. Foi Tesoureiro, atualmente é Diretor de Patrimônio, é membro da Comissão do Jurídico e da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer.

Edson conta como se tornou uma liderança na empresa que trabalha “quando eu estava na obra tinha pouco conhecimento do que era o sindicato. Foi um colega mais velho que começou a explicar o que era o sindicato e a importância de conhecer nossos direitos. Com o tempo, passei a frequentar as assembleias e passeatas da época da “Revolta dos Peões” em 1989. No canteiro de obras passando a ser conhecido por ajudar a orientar os colegas sobre seus direitos. Foi assim que me tornei uma liderança, através do trabalho, pela amizade e confiança dos colegas e dos diretores do sindicato e assim comecei a participar das greves como “piqueteiro” junto com a direção do sindicato”.

Ele sente muito orgulho de ser diretor do sindicato e de ser conhecido e respeitado pelos trabalhadores. É responsável pelo patrimônio do sindicato, cuida dos bens da categoria, dos carros, da colônia de férias, da gráfica e da sede do sindicato que está passando por uma reforma para se adequar as normas técnicas de segurança, fazendo o seu trabalho com responsabilidade e muita dedicação.

Por Fátima Barreto

Fatima Barreto