A história do Futebol no SINTRACOM-BA

Em agosto de 1992, alguns diretores do Sindicato, ativistas trabalhadores da construção civil, iniciam “um baba” aos sábados, sempre a partir das 7:00 horas da manhã, no campo da Café Cravo, na Brasilgás. Esses encontros foram ganhando cada vez mais trabalhadores e em maio de 1993 a Diretoria de Esporte do SINTRACOM realiza o seu primeiro campeonato de futebol, disputado no campo do Café Cravo na Brasilgás, com o nome de Troféu 1º de maio. Participaram os times de trabalhadores das empresas Beira-Mar, Costa Andrade, Construtora Suarez e o SINTRACOM. Os resultados foram os seguintes: Suarez 2X1 Beira-Mar e Costa Andrade 2X1 SINTRACOM. O primeiro lugar ficou com o time da Construtora Suarez que venceu por pênaltis o time da Costa Andrade. A partida final entre a Suarez e a Costa Andrade terminou em zero a zero e a Suarez venceu nos pênaltis por 3X2.

O III Torneio de Futebol 1º de Maio de 1995, ocorre no campo do bairro Arenoso II em frente a estação Pirajá. A diretoria de Esportes e Cultura do Sindicato, tem a frente o diretor José Ribeiro promoveu o III Torneio de Futebol dos Trabalhadores da Construção Civil. Participaram 5 equipes de 5 empresas e ao final da acirrada disputa o time campeão foi o da Fernandez, o vice-campeão foi da Akyo, o 3º lugar ficou com a Construtora Suarez, o 4º com o time do SINTRACOM e o lanterninha foi da LEBRAN, que inscreveu mas, não compareceu.

O futebol organizado pelo SINTRACOM vai se estruturando cada vez mais e logo após III Torneio de Futebol 1º de Maio, são realizadas as reuniões organizadas pela Diretoria de Esporte, para discutir o Torneio Início do Campeonato de Futebol do Sintracom, realizado no dia 7 de setembro no campo do SESI, na Av. Luiz Tarquinio em Roma. O torneio teve a participação de 12 equipes inscritas e devidamente uniformizadas que foram as seguintes: DEMAN, Empreend, Sintracom, M.CA, Esplanada, Encol, Compacta, Suarez, Coesa, Leiro, Lebran(campeã) e Costa Andrade. Ao longo desses anos o futebol continua como uma atividade que agrega os trabalhadores da categoria. No dia 23 de agosto aconteceu a abertura do 20º Campeonato de Futebol de Campo do SINTRACOM-BA com a participação de várias equipes.

Em fevereiro de 1995 o Sintracom patrocina um atleta da construção civil – Eulálio dos Santos,  44 anos, armador, 5 filhos, residente em Salvador, desempregado vivendo de “biscates” há 3 anos. Participou de 30 corridas rústicas, a primeira foi a Riachuelo de 10 quilômetros em Salvador. Já correu em Juazeiro, Jacobina, Alagoinhas, Feira de Santana e no dia 30 de dezembro participou da Maratona de São Silvestre em São Paulo, sendo classificado no 1.714º lugar. Além desse primeiro operário o sindicato patrocinou outros atletas ao longo desses anos.

Dia do trabalhador da Construção civil – 19 de março de 1993: festa, bingo e protesto – Comemoração de 75 anos de vida do sindicato. A comemoração será promovida pela diretoria de Esportes e Cultura do Sindicato e será realizada no Clube Cruz Vermelha com uma festa embalada som do grupo de pagode Só Pagode e Semeadores do Samba – formado por trabalhadores da construção civil.  Trabalhadores foram premiados.  No acordo coletivo de 1996 o sindicato conquista o dia 19 de março – Dia do Trabalhador da Construção, como feriado. O Sindicato continua mantendo a tradição de comemorar todos os anos essa data com grandes festas para a categoria.

Em junho de 1996 – A diretoria de Cultura, Esporte e Lazer organiza o primeiro “Forró do Peão” no dia 14 de junho no Clube Cruz Vermelha. Houve distribuição de licor e amendoim e também ocorreu um grande bingo no sábado 8 de junho para levantar grana para a realização desse forró. O Sintracom continua organizando o Forró do Peão todos os anos com uma grande participação da categoria.

Fatima Barreto