25 de Julho – Viva o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

convite-site

Convite Julho Mulheres em debate (2)

25 de julho: Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, é mais do que uma data comemorativa; é um marco internacional da luta e resistência da mulher negra contra a opressão de gênero, o racismo e a exploração de classe. Foi instituído, em 1992, no I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-caribenhas, para dar visibilidade e reconhecimento a presença e a luta das mulheres negras nesse continente.

Década Internacional de Afrodescendentes

A Assembleia Geral da ONU proclamou o período entre 2015 e 2024 como a Década Internacional de Afrodescendentes (resolução 68/237) citando a necessidade de reforçar a cooperação nacional, regional e internacional em relação ao pleno aproveitamento dos direitos econômicos, sociais, culturais, civis e políticos de pessoas de afrodescendentes, bem como sua participação plena e igualitária em todos os aspectos da sociedade.

o tema para a Década Internacional de Afrodescendentes é “reconhecimento, justiça e desenvolvimento”.

Ao declarar esta Década, a comunidade internacional reconhece que os povos afrodescendentes representam um grupo distinto cujos direitos humanos precisam ser promovidos e protegidos. Cerca de 200 milhões de pessoas autoidentificadas como afrodescendentes vivem nas Américas. Muitos outros milhões vivem em outras partes do mundo, fora do continente africano.

Objetivos da Década

  • Promover o respeito, proteção e cumprimento de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais das pessoas afrodescendentes, como reconhecido na Declaração Universal dos Direitos Humanos;
  • Promover um maior conhecimento e respeito pelo patrimônio diversificado, a cultura e a contribuição de afrodescendentes para o desenvolvimento das sociedades;
  • Adotar e reforçar os quadros jurídicos nacionais, regionais e internacionais de acordo com a Declaração e Programa de Ação de Durban e da Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, bem como assegurar a sua plena e efetiva implementação.

Diante do expôsto, a Fetracom, em parceria com o Fórum Nacional de Mulheres Negras entre outras entidades parceiras do Fórum, em homenagem ao dia 25 de Julho no projeto Baiano ‘julho das Pretas’ se une com mulheres negras de todos os estados federativos para preparar a década do Afro-descendente na ótica das mulheres negras em todo o país.

Nesse encontro pretendemos agregar e articular açôes dessa temática, constituindo-se como um espaço de troca de conhecimentos e experiências, que levem a reflexões sobre a questão da mulher no mundo contemporâneo, proporcionando um olhar voltado com a transformação das estruturas de desigualdades.

Nessa parceria estamos realizando um  Seminário Nacional  de Mulheres Negras, onde faremos diversas mesas de debate nos dias 23, 24 e 25 de julho no Museo de Arte da Bahia conforme convite anexo. Já dizia o Secretário da ONU:

.“Devemos lembrar que os povos afrodescendentes estão entre os mais afetados pelo racismo. Muitas vezes, eles têm seus direitos básicos negados, como o acesso a serviços de saúde de qualidade e educação. ”

BAN KI-MOON -Secretário-geral das Nações Unidas

 

Saudações Feministas,

 

Ednalva Bispo dos Santos

Secretaria da Mulher

Fetracom/Base

SINTRACOM-BA

 


Avalie esta noticia:

0 votos, 0 avg. rating

Compartilhe:

Mery Bahia