Alteração da TJLP do BNDES dificulta saída da crise

A Câmara encaminhou na terça-feira (29/08), para o Senado, a MP que substitui a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) pela Taxa de Longo Prazo e aproxima os juros praticados pelo BNDES aos de mercado.

O presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, critica a alteração da TJLP do BNDES: “Essa medida irá dificultar ainda mais a saída da crise. Um Congresso Nacional, capturado por interesses privados, visa destruir tudo que é público. Agora, miram no BNDES, visando inviabilizá-lo. Nenhuma economia do mundo cresceu sem uma política industrial coordenada pelo Estado”, afirma.

O dirigente sindical avalia também que “a alteração da TJLP para TLP colocará a principal Taxa de juros de investimentos de longo prazo ao sabor do mercado, detonando a possibilidade de atuação anticíclica do banco, favorecendo ainda mais o setor financeiro rentista.”