23 trabalhadores foram demitidos da MOA (Aeroporto de Salvador)

IMG_2611Na manhã de 22/09, 23 trabalhadores foram demitidos da empresa MOA Manutenção e Operações, que faz o serviço de manutenção no Aeroporto de Salvador. Diretores do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção (Sintracom-BA) estão no local e informam que o documento de Aviso Prévio foi entregue aos operários hoje, com a data de ontem, e eles foram impedidos de entrar no local, para pegar seus pertences.

As demissões ocorreram, mesmo com um acordo em andamento, assinado pelos representantes da empresa, como retaliação à luta dos trabalhadores, que reivindicam café da manhã (que nunca receberam), diferenças do ticket refeição e dos pisos salariais, que estavam sendo pagos abaixo dos valores determinados na Convenção Coletiva de Trabalho, desde outubro de 2016.
Houve uma negociação anterior, no Ministério Público do Trabalho, mas como não foi cumprida em parte, foi iniciada uma nova negociação na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), transformada em ação fiscal para cumprimento do adicional de insalubridade.
A partir de uma negociação realizada entre o Sindicato e a MOA, em 04/08/2017, a empresa começou a pagar as diferenças salariais (pagou uma parcela, faltam três), e passou a fornecer o café da manhã e o ticket refeição, mas se nega a pagar as diferenças desses itens, conforme determinado na Convenção Coletiva.
Hoje à tarde, às 13h30, a direção do Sintracom-BA vai à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), na Rua Ewerton Visco, 190, Caminho das Árvores, edifício Boulevard Financeiro, atrás do Shopping Sumaré. O objetivo é buscar uma solução para a questão, com o cumprimento do acordo, o pagamento das diferenças retroativas, e a manutenção do emprego dos trabalhadores, todos pais de família.
ASSESSORIA DE IMPRENSA – SINTRACOM-BA
Mery Bahia – Jornalista