A fortuna de seis brasileiros é igual à renda dos 100 milhões mais pobres

charge luta de classes2Estudo da Oxfam Brasil, divulgado nesta semana, revela que os 5% mais ricos detêm a mesma fatia de renda que os demais 95%. E que apenas seis brasileiros possuem riqueza equivalente ao patrimônio dos 100 milhões de trabalhadores (as) mais pobres.

São eles: Jorge Paulo Lemann (AB Inbev), Joseph Safra (Banco Safra), Marcel Hermmann Telles (AB Inbev), Carlos Alberto Sicupira (AB Inbev), Eduardo Saverin (Facebook) e Ermirio Pereira de Moraes (Grupo Votorantim).

Levantamento anterior da Oxfam internacional já tinha revelado que, no mundo, oito pessoas detêm o mesmo patrimônio que a metade mais pobre da população e mais de 700 milhões de pessoas vivem com menos de US$ 1,90 por dia. Os estudos mostram que a concentração de renda no Brasil e no mundo não parou de crescer. Nem mesmo durante os governos de Lula e Dilma – houve inclusão social, mas o topo da pirâmide continuava se ampliando.

A situação no Brasil é agravada por uma disparidade de renda ainda mais alarmante: os 5% mais ricos detêm a mesma fatia de renda que os demais 95%. Uma trabalhadora que ganha um salário mínimo por mês, por exemplo, levará 19 anos para receber o equivalente aos rendimentos de um super-rico em um único mês.

O estudo foi divulgado pela Oxfam Brasil no dia 25/09.

Leia mais no Portal CTB.

Foto de Tuca Vieira, mostra a divisão da favela Paraisópolis com o Morumbi, em São Paulo, SP, Brasil.
Divisão da favela Paraisópolis com o Morumbi, em São Paulo, Brasil (Foto: Tuca Vieira)

Avalie esta noticia:

0 votos, 0 avg. rating

Compartilhe:

Mery Bahia