20 de Novembro: Dia da Consciência Negra. Viva Zumbi!

esclavitud-racismo-zumbi
9ª Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares, hoje, a partir das 08h30, na Praça da Sé, no Centro Histórico de Salvador.
A União de Negros e Negras pela Igualdade (Unegro), a CTB e diversas organizações do movimento negro e de outros movimentos sociais, promovem o evento, que este ano inova, agregando arte e poesia durante a lavagem, abrindo espaço para o protagonismo da juventude negra com a realização do 1º Sarau da Consciência Negra, pela vida da juventude negra, contra o genocídio!

A proposta do  Sarau é dar visibilidade e fomentar o debate na sociedade para o enfrentamento ao racismo e suas múltiplas formas de expressão, sobretudo na banalização das milhares de mortes de jovens negros e negras todos os anos no nosso estado e país.

Além disso, a atividade busca dar visibilidade às ações culturais protagonizadas pela juventude negra nas periferias do estado, levando poesia, teatro e música.
As baianas iniciam a lavagem,  que será seguida pelas apresentações da Banda Tambores de Búzios, Grupo de Teatro de Paripe, Evolução MC’s, Grupo de Capoeira Olopé e os jovens grupos de poesia do Sarau da Onça, Slam das Minas e Coletivo Vira-Lata.
Genocídio da Juventude Negra
Segundo o Mapa da Violência (2016) e o Atlas da Violência (2017) o Brasil perde quase 60 mil pessoas por ano vítimas de homicídios. Deste total, 53% são jovens entre 15 a 29 anos e cerca de 70% deles são negros. Estes números superam os países em conflito civil no mundo, expõem a triste realidade a que está submetida a juventude negra brasileira e configuram um verdadeiro genocídio.
Dia da Consciência Negra
Resultado de décadas de luta do movimento negro brasileiro, o dia 20 de novembro foi imortalizado como o Dia Nacional da Consciência Negra o que enseja a realização de um sem-número de marchas, debates, seminários, conferências e, em cerca de 700 municípios, se constitui como feriado destinado a homenagear Zumbi dos Palmares, na data de sua morte que aconteceu em 20 de novembro de 1695.
Viva Zumbi!
Zumbi, junto a Dandara, foi um dos principais líderes do Quilombo do Palmares, em Alagoas, uma das áreas usadas pelos escravizados quando fugiam do domínio dos senhores de engenho. A data é considerada como um marco histórico e uma referência para a população negra dedicada à reflexão sobre as consequências do racismo e sobre sua inserção na sociedade brasileira.
Serviço: 
O quê: 9ª Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares e 1º Sarau da Consciência Negra
Quando: 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra
Horário: 8h30
Local: Praça da Sé, em frente à Estátua de Zumbi dos Palmares
Atrações: Banda Tambores de Búzios, Grupo de Teatro de Paripe, Evolução MC’s, Grupo de Capoeira Olopé e os jovens grupos de poesia do Sarau da Onça, Slam das Minas e Coletivo Vira-Lata.
Organização: União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro), União da Juventude Socialista (UJS), Levante Popular da Juventude, Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil (CTB), Movimento em Defesa da Moradia e do Trabalho (MDMT), MJPop, Agentes de Pastoral Negros, Reprotai, Instituto Luiza Mahin, Sarau da Onça, União de Estudantes da Bahia (UEB).
Fontes: Revista Quilombo e Bahia Já.

Avalie esta noticia:

0 votos, 0 avg. rating

Compartilhe:

Mery Bahia