NOTA PÚBLICA: Solidariedade à Olívia Santana

banner-solidariedade-olivia-santanasintracom-fetracom-flemacon
NOTA PÚBLICA: Solidariedade à Olívia Santana! Não ao racismo e fascismo!

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia – SINTRACOM-BA, a Federação Interestadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Indústria da Construção e do Mobiliário nos Estados da Bahia e Sergipe – FETRACOM-BASE e a Federação Latino-Americana e Caribenha dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Construção, Madeira e Materiais de Construção – FLEMACON vêm a público repudiar o racismo e a intolerância que Olívia Santana, Secretária Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre), foi vítima no sábado, dia 3 de Fevereiro, durante o evento denominado “Folia do Batom”, no Hotel Catussaba, em Salvador, Bahia, Brasil.

No Hotel Catussaba, onde participava do evento, a convite da vice-presidenta da Confederação Brasileira de Automobilismo, Selma Morais, duas senhoras aproximaram-se como se fossem cumprimentá-la e uma delas apertou com força a mão de Olívia, enquanto proferiam palavras eivadas de ódio, dizendo que o Hotel não era lugar para ela: “Você é comunista e deveria voltar para a favela, que é o lugar adequado para você” e também que “deveria passar o Carnaval no acampamento do MST”.

A polícia foi chamada e a agressora foi conduzida para a Central de Flagrantes da Polícia Civil, onde Olivia Santana fez um Boletim de Ocorrência e formalizou a denúncia.

Lembramos que racismo é crime inafiançável. Repudiamos a atitude dessas senhoras, posteriormente identificadas como Neilda Girodelle e Maria Antonieta Cruz Moraes, e entendemos que esse, assim como todos os casos de racismo e intolerância, devem ter uma justa e merecida punição, conforme determina a lei.

Em nome dos trabalhadores (as) do ramo da construção civil e da madeira, manifestamos nossa solidariedade à Olívia Santana, aguerrida companheira das causas sociais, cuja história é de luta em defesa dos direitos, do povo pobre, do povo negro, dos trabalhadores, das mulheres e por um mundo melhor para todos (as).

Basta de racismo! Lugar de racista e fascista é na cadeia!

Viva Olívia Santana! Viva a luta e resistência do povo negro!

SALVADOR, 4 DE FEVEREIRO DE 2018

SINTRACOM-BA