Trabalhadores da Porto Fino (terceirizada Embasa) paralisam atividades

IMG_1609

Cerca de 100 trabalhadores (as) da empresa Porto Fino (localizada em Pirajá), prestadora de serviços à Embasa, paralisaram as atividades por tempo indeterminado, no início da manhã de hoje (05/06), em protesto contra o não-cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho e diversas irregularidades, que dão uma perda de cerca de R$ 700 na remuneração mensal dos empregados, conforme informações do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia (Sintracom-BA).

A Porto Fino não fornece cesta básica, nem café da manhã; os trabalhadores (as) não batem ponto e não recebem hora extra, mesmo trabalhando em sábados, domingos e feriados, e a empresa aplica banco de horas, que não está determinado na Convenção Coletiva.

A empresa se nega a discutir a questão com os trabalhadores (as), mantendo a posição de que procurem a Justiça, se quiserem cobrar seus direitos. O Sintracom-BA exige uma posição do Governo do Estado, com relação aos contratos realizados pela Embasa, com empresas prestadoras de serviços, que não respeitam os direitos dos trabalhadores (as) e descumprem a Convenção Coletiva de Trabalho.
Estiveram visitando  o canteiro para levar o apoio aos trabalhadores (as) da Porto Fino, a ex-secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do estado da Bahia, Olívia Santana, e o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos.
IMG_1636Olívia Santana com trabalhadores (as) e diretores do SINTRACOM-BA, no canteiro da Porto Fino

IMG_1638Augusto Vasconcelos também foi levar seu apoio na paralisação dos trabalhadores (as) da Porto Fino

Atenção: No final da manhã, o presidente do Sintracom-Ba, José Ribeiro, junto com representantes do Sintracap-BA (que representa os condutores em transportes rodoviários de cargas próprias), e da Secretaria do Trabalho Emprego e Renda do Estado da Bahia (Setre), se dirigiram para uma reunião conjunta, na sede da Embasa, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), para discutir e buscar uma solução para o problema.

Veja mais fotos da paralisação.

IMG_1618IMG_1619IMG_1622

Atualizado por Assessoria de Imprensa: 06/06/2018, às 10h30.