Seminário de Planejamento dá início à Campanha Salarial 2019

seminario-planejam1 Trabalhadores (as) da construção se reuniram com a direção do SINTRACOM-BA, na manhã do dia 22/09, no auditório do Sindicato, na Barroquinha, e participaram do Seminário de Planejamento da Campanha Salarial 2019.

A economista Georgina Dias, supervisora técnica do DIEESE, fez uma palestra sobre o setor da construção na conjuntura econômica nacional e no Estado da Bahia.

O presidente da FETRACOM-BASE, Edson Cruz, alertou os trabalhadores (as) presentes, para a necessidade de participarem ativamente das mobilizações da Campanha Salarial, para fortalecer a luta. Só com a mobilização da categoria vamos garantir a manutenção dos direitos da categoria, ameaçados com o resultado da reforma trabalhista de Temer, que promoveu um grande retrocesso, com a retirada de direitos já conquistados.

Os trabalhadores debateram e apresentaram propostas para a pauta de reivindicações, que será finalizada e encaminhada à entidade patronal, para dar início às negociações, com a participação do SINTRACOM-BA, a FETRACOM-BASE e o Sinduscon.

O deputado federal, Daniel Almeida (PCdoB), autor da proposta de aposentadoria especial para os trabalhadores (as) da construção, também esteve presente e falou sobre os prejuízos da reforma trabalhista e da necessidade da categoria buscar a unidade para lutar e reverter esse quadro.

Nossa Convenção Coletiva tem validade até 31/12. A partir de 1º de janeiro/2019 teremos uma nova CCT. É importante a participação de todos (as), para construirmos uma boa pauta de reivindicações e fortalecer a luta.

Constam da pauta construída no Seminário as seguintes reivindicações, dentre outras: Reajuste de 100% por cento do INPC e mais 5% de ganho real, a partir de 1º de janeiro de 2019; Vale refeição com valor facial de R$ 18,00; Cesta básica no valor equivalente ao valor da Cesta definido pelo DIEESE tendo como base o mês de dezembro 2018, que será implementada em 1º de janeiro de 2019.

Precisamos nos unir com nosso Sindicato SINTRACOM-BA e a FETRACOM-BASE, para garantir a manutenção dos direitos conquistados, avançar na luta e retomar o que Temer retirou, com a aprovação da pseudo-reforma trabalhista.

Quem luta, conquista!

Atualizado: 25/09/2018 – 07:46h