20 de Novembro – Dia da Consciência Negra – Viva Zumbi!

ban-dia-consciencia-negra-20nov2018

10ª Lavagem da Estátua de Zumbi – 9h – Praça da Sé

O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro criado em referência à data da morte de Zumbi dos Palmares, líder do quilombo dos Palmares, será marcado com diversas atividades em Salvador.

Na parte da manhã, a partir das 9h, será realizada a 10ª lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares, realizada pela União de Negros pela Igualdade (Unegro), na Praça da Sé, no Centro Histórico.

“O dia 20 de novembro serve como um momento para a conscientização sobre a importância da cultura africana para nós. É um dia que deve ser reforçado em todos os espaços sociais e culturais. Nós da CTB Bahia acreditamos que o respeito e a valorização da cultura negra são à base da mudança para uma sociedade mais justa e igualitária”, ressalta Jerônimo Silva, secretário de Combate ao Racismo da CTB Bahia.

Bandeiras – A programação da 10ª Lavagem da Estátua de Zumbi inclui o “2º Festival de Saraus e Slams da Consciência Negra: pela vida da juventude, contra o genocídio”. De acordo com a presidenta da Unegro, Ângela Guimarães, o encontro vai “reafirmar bandeiras de lutas importantes, tais como o fim do extermínio da juventude negra, a superação do feminicídio das mulheres negras e os direitos à educação gratuita e de qualidade, à terra, ao trabalho e à renda”, resume. “Além de debater e despertar a sociedade para o enfrentamento do racismo e de suas múltiplas formas de expressão, precisamos enfrentar a onda conservadora presente na atual conjuntura do país.”, completa.

Parcerias – São parceiros e estarão presentes no evento representantes das seguintes organizações: Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia, Escola Comunitária Luiza Mahin, Instituto de Mulheres Negras Luiza Mahin, Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD), Reprotai, União da Juventude Socialista (UJS), Movimento de Cultura Popular do Subúrbio (MCPS), Movimento C Cidadão, Equipe Amante da Dança (EAD), Grupo Recyta Samba (Ilha de Maré), Agente de Pastoral Negros (APNS), Movimento Negro Unificado (MNU), Escola Comunitária Nossa Senhora Medianeira, Grupo de Capoeira Zambelé, Grupo de Capoeira Olepe, Rede Quilombação, Levante da Juventude, Circo Palmarino, Movimento Sem Teto da Bahia (MSTB), Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadorespor Direitos (MTD), Afoxé Filhos de Gandhy, Tambores de Búzios, Pastoral Afro, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, seção Bahia (CTB- BA), União Nacional LGBT (UNA LGBT), Movimento em Defesa da Moradia e do Trabalho (MDMT), Mães pela Igualdade, Rede SAPATÁ e Movimento Sem Teto da Bahia – Democrático e Delutas (MSTB- DL) e CAAPA.

39ª Marcha da ConsciÊncia Negra 14h – Campo Grande

A Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen) realiza hoje, a 39ª Marcha da Consciência Negra com concentração, às 14h, no Campo Grande, e encerramento no Pelourinho.

A Marcha neste ano presta homenagem a Osvaldão (líder revolucionário da guerrilha do Araguaia, assassinado no período da Ditadura Militar), ao jovem cearense Charlione Lessa (morto a tiros, às véspera da votação do segundo turno, enquanto participava de um ato em prol do candidato à presidência Fernando Haddad), a Mestre Moa (Morto a facadas, no dia da votação do primeiro turno, por um defensor do então candidato Jair Bolsonaro), e a Marielle Franco (vereadora executada a tiros no Rio de Janeiro em março deste ano).

efensor de um processo de “reafricanização” da juventude baiana e do carnaval, Mestre Moa foi assassinado com doze facadas pelas costas após o primeiro turno das eleições gerais deste ano. Segundo testemunhas e a investigação policial, o ataque foi motivado por discussões políticas, após Romualdo declarar seu voto em Fernando Haddad (PT). A morte do compositor suscitou homenagens por artistas próximos como Caetano Veloso e Gilberto Gil, e também de artistas internacionais, como Roger Waters.

À noite, ocorrerá o Palco da Convergência, no Pelourinho.

Cancelada a Tradicional Caminhada da Liberdade

A tradicional Caminhada da Liberdade, que celebra o Dia da Consciência Negra, não será realizada este ano. A informação foi confirmada nesta segunda-feira, 19, pelo coordenador do Fórum de Entidades Negras da Bahia, Jorge Antônio.

Um dos integrantes da entidade, o presidente do bloco afro Ilê Aiyê, Antônio Carlos Vovô dos Santos, lamentou e explicou que, apesar da importância e beleza da mobilização, a falta de apoio financeiro dificulta a realização de mais uma edição do evento na tarde desta terça, 20.

Esta seria a 18ª edição da marcha da Consciência Negra, que tem saída na Senzala do Barro Preto, sede do Ilê Aiyê localizada no bairro da Liberdade, e tem como destino final o Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador.

 

Fontes:

ctbbahia.org.br

oquefazernabahia.com

atarde.com.br


Avalie esta noticia:

0 votos, 0 avg. rating

Compartilhe:

Mery Bahia