CAMPANHA SALARIAL 2019: Trabalhadores (as) aprovaram reajuste de 3,43%

DSC08202Trabalhadores (as) da construção participaram de assembleia geral decisiva da Campanha salarial 2019, realizada pelo SINTRACOM-BA, no dia 26/02, no Largo de São Bento (em Salvador). Aprovaram por unanimidade o reajuste de 3,43%, a partir de 1º de janeiro, proposto pelo patronal, depois de uma longa e difícil negociação, que durou cerca de seis meses (desde setembro).

A partir de 1º de março, o valor da Cesta Básica passa a ser R$ 159,02 e só poderá ser retirada quando o contingente atingir 8 trabalhadores (as); o Ticket Alimentação será de R$ 15,94; o Auxílio para Filho Excepcional será R$ 407,74. O aviso prévio trabalhado será para quem tem salário a partir de R$ 3.000,00.

Os valores retroativos aos dois meses (janeiro e fevereiro) serão pagos como abono, até o dia 15/04.

O presidente Carlos Silva contou que a luta foi dura para manter a negociação, quando a Convenção Coletiva tinha validade até 31/12/2018. O diretor Jurídico, Amilton Otávio, explicou que foi feito um Aditivo até 1º/03/2019. Foram discutidas todas as 52 cláusulas, ponto a ponto, e conseguimos todas as conquistadas, com exceção da homologação, que passa a ser realizada nas empresas.

VEJA ABAIXO AS TABELAS COM PISOS SALARIAIS E ABONOS

Reforma da Previdência é aposentadoria “pé na cova”
DSC08179

A assembleia teve também a participação do presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, que chamou a Reforma da Previdência apresentada pelo presidente Bolsonaro de “Aposentadoria Pé na Cova”. Que vai perdoar dívidas de grandes bancos e empresas, como Bradesco, Itaú e JBS, enquanto a corda vai quebrar do lado dos mais fracos – trabalhadores (as). Vasconcelos saudou o SINTRACOM-BA pelos 100 anos e convocou os operários da construção para se unirem na luta contra a Reforma da Previdência: vai ter manifestação em todo o Brasil no dia 22 de março. Estamos juntos na luta!

Faça cálculos de seus direitos no Sindicato

O diretor Raimundo Brito alertou os trabalhadores (as), na assembleia: em caso de demissão, antes de fazer a homologação e receber o saldo da rescisão calculado pelas empresas, procurem o Sindicato, portando Carteira de Trabalho e contracheque, para fazer os cálculos e confrontar com o que as empresas querem pagar, para ver se os valores que têm direito a receber, estão corretos. Olho vivo!

Mulheres: Vai ter luta no dia 8 de Março

A diretora de Mulres, Ednalva Bispo, falou na assembleia sobre o 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, e conclamou as companheiras a participarem da luta contra a Reforma da Previdência proposta pelo governo do presidente Jair Bolsonaro, que aumenta a idade mínima para aposentadoria da mulher para 62 anos. Quando sabemos que as mulheres têm muito mais dificuldades para trabalhar e, na maioria dos casos, são expostas à exaustão, com dupla e até tripla jornada, com escola, casa e trabalho. E, na crise, geralmente são as primeiras a serem demitidas.

Lula fez o melhor governo para os trabalhadores (as) da construção

O diretor de Imprensa, Florisvaldo Bispo, lembrou que o melhor governo para os trabalhadores (as) da construção foi o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso em Curitiba, sem provas de qualquer crime. Enquanto que o governo de Bolsonaro, mal começou, e já está atacando os direitos dos trabalhadores (as) e envolvido em escândalos de corrupção.

Convite para as comemorações dos 100 anos do SINTRACOM-BA

O diretor de Esportes e Cultura, Marcos Franco, convidou os trabalhadores (as) presentes na assembleia para participarem das comemorações do centenário do SINTRACOM-BA. Dia 19/03, com debate e sorteio na sede do Sindicato (Barroquinha) e às 19 horas, em Sessão Especial em homenagem ao Sindicato, na Câmara Municipal de Salvador. Dia 24/03 a festa continua, a partir das 8 horas, no Sesi, Caminho de Areia, com futebol e piscina, muita diversão para os trabalhadores (as) e familiares.

camp-sal-constr-2019-6