19/03: Centenário do SINTRACOM-BA teve Sessão Especial na Câmara Municipal


Teve também um encontro na sede e, no dia 24/03, teve confraternização, com torneio de futebol e diversão para os trabalhadores (as) associados e familiares, no Sesi do Caminho de Areia.
O centenário do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira da Bahia – Sintracom-Ba, o mais antigo sindicato de classe do estado, e um dos mais antigos do Brasil, foi celebrado na terça-feira, dia 19 de março, em sessão especial realizada na Câmara Municipal de Salvador, requerida pela vereadora Aladilce (PCdoB).

Fundado em 19 de março de 1919, ano de lutas históricas dos trabalhadores, em todo o país, teve como primeira denominação “Sindicato dos Pedreiros, Carpinteiros e Demais Classes” e o primeiro presidente foi Guilherme Francisco Nery. As bandeiras de lutas da classe trabalhadora na época eram jornada de trabalho de oito horas por dia, liberdade de organização sindical, aumento de salários, isonomia salarial entre homens e mulheres com mesmas funções e abolição do trabalho infantil.

A sessão começou com um minuto de silêncio, pela morte de dois operários, Ronério Silva dos Santos, de 35 anos e Geovani Silva dos Santos, de 17 anos, em acidente de trabalho, ocorrido no dia anterior, após um elevador despencar da altura de15 metros, num condomínio de luxo, Mansão Carlos Costa Pinto, no Corredor da Vitória, endereço de famílias tradicionais da Bahia.

Em seguida a vereadora Aladilce falou sobre a trajetória de luta do Sintracom-Ba, que teve participação fundamental na primeira greve geral do país, no seu primeiro ano de fundação, e da chamada “revolta dos peões”, em 1989.

O atual presidente, Carlos Silva, lembrou que durante todo esse período, o Sintracom-Ba enfrentou ditaduras civil e militar, intervenções federais, teve dirigentes perseguidos e presos, organizou greves e movimentos históricos.

Nesses 100 anos de existência, o a entidade cumpriu um relevante papel na organização das lutas dos trabalhadores (as), na defesa dos direitos, pela valorização da profissão, segurança do trabalho, melhores condições e cidadania.

Como a luta é como o tempo, não para, o Sintracom-Ba, apesar de enfrentar as dificuldades impostas pela reforma trabalhista, no governo de Michel Temer, e agora com a medida provisória 873 de Jair Bolsonaro, que tentam destruir o movimento sindical, o sindicato está envolvido na luta contra a reforma da previdência, que representa o fim das aposentadorias.

Estiveram presentes também o vereador Hélio Ferreira e o deputado federal Davidson Magalhães (ambos do PCdoB), o advogado Jorge Lima, representante da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas – Abat, a vice-presidente da CTB Bahia, Rosa Souza, o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, o presidente da Federação da categoria nos estados da Bahia e Sergipe, Fetracom-Base, Edson Cruz, o presidente da Confederação Nacional Contricom, Altamir Perdoná, a presidenta da Federação Latino-americana e Caribenha, Lúcia Maia, a coordenadora do Comitê de Mulheres da Flemacon, Ednalva Bispo, a economista e supervisora técnica do Dieese, Georgina Dias, além de sindicalistas, trabalhadores e representantes da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes, dentre outros.

Antes da sessão na Câmara, aconteceu um encontro no auditório da sede do sindicato, para iniciar a programação do centenário do Sintracom-Ba.

CONFRATERNIZAÇÃO: FUTEBOL E DIVERSÃO

A comemoração continuou no domingo, 24/03, com um dia de lazer e esportes, futebol e diversão garantida para trabalhadores (as) associados e seus familiares no Sesi, Caminho de Areia, em Salvador.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Mery Bahia – Jornalista
meryba2222@hotmail.com



Avalie esta noticia:

1 votos, 5 avg. rating

Compartilhe:

Mery Bahia