Dia Mundial celebra a Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho

A diretoria do SINTRACOM-BA participou nesta quinta-feira, dia 25/04, de Audiência Pública na Assembleia Legislativa da Bahia, no Centro administrativo da Bahia, requerida pela deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), para marcar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais, 28 de abril.

Presentes, além da deputada Olívia Santana, o presidente do SINTRACOM-BA, Carlos Silva juntamente com a diretoria do sindicato, o presidente da CTB Pascoal Carneiro, o ex-vereador e atual chefe de Gabinete da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes, Everaldo Augusto, dentre outras personalidades. O evento teve a participação e apoio do Forumat, do SINTRACOM-BA e da FETRACOM-BASE.

Como a data este ano cai num domingo, a programação foi antecipada. Nesta sexta-feira, dia 26/04, teve audiência pública também, no auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT), com o tema “Trabalho, Saúde e Segurança – O enfrentamento diante do novo contexto legislativo”.

O diretor de Saúde do SINTRACOM-BA, Arilson Ferreira, defendeu que “a vida é uma só e as empresas devem dar a devida importância, promovendo as ações coletivas de segurança e implantação da CIPA, antes do quesito produtividade”. Neste momento político do Brasil, em que os direitos trabalhistas e a segurança do trabalho são ameaçados e alvos de ataques, “os trabalhadores precisam se unir para garantir a saúde e segurança do trabalho e os direitos já conquistados”.

No MPT também estiveram presentes a diretoria do SINTRACOM-BA, da FETRACOM-BASE, representantes da Secretaria do Trabalho (Setre), do Forumat, dentre outras personalidades, trabalhores (as), políticos e sindicalistas.