15 de Maio: Greve Nacional da Educação

Milhares de estudantes e professores participaram na quarta-feira (15/05) da Greve Nacional da educação, que agitou todo o Brasil, numa grande manifestação em defesa da educação pública. Em Salvador milhares de pessoas (estimativa entre 70 mil a 100 mil manifestantes), entre elas estudantes, professores, funcionários de instituições de ensino públicas e particulares, e trabalhadores (as) de diversas categorias foram às ruas, numa passeata que começou no Campo Grande, às 9 horas e terminou na praça Castro Alves, por volta do meio-dia.

A luta é contra os cortes de mais de 30% dos recursos da educação básica à pós-graduação, bolsas de pesquisa e dos institutos e universidades federais, que praticamente inviabilizarão o funcionamento desses, a partir do próximo mês de setembro, se o governo insistir no bloqueio.

Os participantes portavam faixas, cartazes e gritavam palavras de ordem, em defesa da educação pública e contra a reforma da Previdência e as mudanças nas políticas públicas ligadas às minorias, além de convocar e preparar toda a população para a próxima Manifestação dos estudantes, dia 30 de junho, e a greve geral nacional, marcada para o dia 14 de junho.

“Os estudantes e as entidades de classe estão hoje nas ruas dando uma verdadeira aula para esse governo, está claro que a balbúrdia está no Planalto e não aqui”, disse o presidente da CTB Bahia, Pascoal Carneiro.

O ato aconteceu em diversas cidades de Bahia e tem o apoio do SINTRACOM-BA, que participou da caminhada e divulgou nota em apoio ao movimento, no dia 14/05 (leia abaixo).

O SINTRACOM-BA APOIA A LUTA DOS ESTUDANTES E PROFESSORES E DIVULGOU A NOTA ABAIXO (em 14/05/2019):

Os estudantes partem pra luta, em defesa da educação pública, contra os cortes de mais de 30% dos recursos das universidades federais, anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro e seus ministros da Educação, Abraham Weintraub, e da Economia, Paulo Guedes.

Diante desses ataques os estudantes e trabalhadores em educação se mobilizaram e realizam, nesta quarta-feira, dia 15 de maio, a Greve Nacional da Educação. A greve é nacional.

Em Salvador será realizado um Ato Político, às 9h, na Praça do Campo Grande.

O SINTRACOM-BA vem a público manifestar seu apoio a esse movimento justo e legítimo. Apoiamos a Greve Nacional da Educação, contra os cortes nas universidades e contra a Reforma da Previdência, que quer acabar com a aposentadoria e jogar na miséria milhões de trabalhadores (as) idosos.

Há um tempo atrás era um sonho praticamente impossível para o (a) trabalhador (a) do ramo da construção cursar ou ver um filho (a) seu cursar a universidade. Isso se tornou realidade, com as políticas públicas e os programas de educação, plantados pelos governos Lula e Dilma. Os jovens, nossos filhos e filhas, querem garantir a chance de estudar numa faculdade para ter uma vida melhor.

Agora, o governo Bolsonaro põe em prática esse desmonte cruel e maldoso contra nossa juventude. Somado ao abandono dos investimentos em ciência, pesquisa e extensão, fim dos cursos de humanas, principalmente filosofia e sociologia, o corte de R$ 2,2 bilhões nos recursos das universidades e institutos federais públicos, inviabiliza o funcionamento das universidades públicas, para entregar uma responsabilidade que é do Estado à iniciativa privada.

Por isso, vamos todos e todas juntos lutar contra o desmonte da Educação Pública e contra a Reforma da Previdência.

A DIREÇÃO

Atualizada em: 17/05/2019.