DDS marcou o Dia Municipal em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

O Dia Municipal em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (Lei nº 9.064/2016) foi celebrado em Salvador em 09/08, data que lembra o maior acidente de trabalho que aconteceu em Salvador, Bahia, um dos maiores do Brasil, em 2011: a queda de um elevador a cabo provocou a morte de nove operários.

Para marcar a data, a Agenda Bahia do Trabalho Decente, o Sintracom-BA e o Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho – Forumat promoveram no início da manhã do dia 09, o Diálogo Diário de Segurança, sobre Segurança e Saúde no Setor da Construção, no canteiro de obras da Metro Engenharia, Praça Castro Alves, em frente ao Cine Glauber Rocha.

Além dos trabalhadores (as), estiveram presentes o presidente do Sintracom-BA, Carlos Silva, o diretor de Saúde e Segurança, Arilson Ferreira, e demais diretores do Sindicato; Everaldo Augusto, representante da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre); Augusto Vasconcelos, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia; o auditor fiscal do Trabalho, Mario Diniz; o auditor fiscal do Trabalho e representante da SRTE; dentre outros.

O DDS chamou a atenção para a importância das Normas de Segurança do Trabalho (NRs) na preservação da vida do trabalhador. E alertou os presentes para o grave momento em que o Governo Federal anuncia o fim das Normas Regulamentadoras (NRs), que desobriga as empresas a cumprirem as normas de segurança coletivas e individuais.

Isso é o prenúncio de tragédias de proporções inimagináveis. Coloca em perigo trabalhadores de diversas categorias, principalmente de atividades que envolvem risco de acidentes de trabalho, como é o caso do ramo da construção.

Os eventos e atividades de segurança e saúde no trabalho realizados pelo Sintracom-BA integram a campanha “Um Passo Pela Vida”, que o Sindicato lançou em julho de 2011, para chamar a atenção sobre os riscos de acidentes de trabalho no setor da construção, um mês antes da tragédia que resultou na morte dos nove operários.

No início daquela manhã, 09/08/2011, nove operários subiam para começar mais um dia de trabalho, quando o elevador a cabo despencou do 25º andar, em um prédio comercial em construção, nas proximidades do Iguatemi.

Presentes para sempre em nossa memória: Antônio Reis do Carmo, Antônio Elias da Silva, Antônio Luiz Alves dos Reis, Hélio Sampaio, José Roque dos Santos, Jairo de Almeida Correia, Lourival Ferreira, Martinho Fernandes dos Santos e Manuel Bispo Pereira.

Atualizado em 11/08/2019.