RCS/UFBA: Parados desde dia 11, operários cobram salários atrasados na Reitoria

A direção do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção (Sintracom-BA) informa que, cerca de 100 trabalhadores da construtora RCS, que estão com as atividades paralisadas, desde o dia 11, nas obras do campus da Universidade Federal da Bahia (Ondina) e na Residência Universitária Feminina (Canela), por atraso de salários, se dirigiram em caminhada, na manhã de hoje (19/09), até a Reitoria da UFBA, no Canela, onde se encontram neste momento em reunião, para cobrar uma solução.

O diretor do sindicato, José Ribeiro, informa que a situação está crítica para os trabalhadores. Eles já estão passando dificuldades com suas famílias, sem receber os salários, que deveriam ter sido pagos desde o dia 6. Os operários reivindicam também o pagamento do reajuste salarial, retroativo a janeiro, conforme determinado pela Convenção Coletiva do Trabalho (CCT) da categoria.

O Sintracom-BA solicitou e já está marcada uma audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT), no Corredor da Vitória, dia 26/09, às 10h30, com a presença de representantes da UFBA e da RCS, para buscar uma solução urgente para o problema.

O presidente do Sintracom-BA, Carlos Silva, declara que o reajuste salarial é um direito devido a todos os trabalhadores da construção e deve ser cumprido em todo o estado da Bahia. Determinado pela CCT, assinada conjuntamente pelas entidades patronais e dos empregados, o reajuste de 3,43%, que inclusive foi proposto pelo patronato, deve ser pago retroativamente, a partir de 1º de janeiro de 2019, data base da categoria.

Publicado por: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Mery Bahia – Jornalista – meryba2222@hotmail.com