Palestra: Saúde do homem no canteiro de obras do HGRS

Cerca de cem operários que trabalham nas obras em curso no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) assistiram, nesta quarta-feira (20), a uma palestra sobre saúde do homem, em atenção à campanha Novembro Azul. O médico Osvaldo Oliveira Lima Neto – residente de urologia na instituição – foi quem conduziu o encontro, promovido em parceria com a equipe de enfermagem da enfermaria 1C (voltada para, entre outras especialidades, urologia e coloproctologia).

Os operários aproveitaram a ocasião para tirar dúvidas sobre quando realizar os exames de PSA – procedimento que mede a concentração de antígenos específicos da próstata, daí a sigla PSA, que é tradução de Prostate-Specific Antigens – e de toque. “Eles fizeram diversos questionamentos, queriam entender, por exemplo, porque sempre é preciso fazer os dois exames. Mas não foi só uma palestra, com orientação e apresentação de dados, a gente também conseguiu encaminhá-los para atendimento”, conta Osvaldo Neto, que completa: “eram homens com 30 a 70 anos de idade e identifiquei que um de 35 anos já tinha indicação para fazer investigação de câncer de próstata, devido ao histórico familiar dele”.

A atividade aconteceu em meio às obras do novo refeitório e cozinha do HGRS. A pedido dos operários, o médico foi até eles. “Foi um público extremamente interessado e não teve espaço para as brincadeiras que costumam cercar o tema. Eles já sabem que o assunto é sério e que, por descuido, a população masculina morre mais que a feminina”, lembra Neto.

Para o diretor-geral do HGRS, o médico anestesiologista José Admirço, tão importante quanto oferecer assistência qualificada ao paciente é cuidar da saúde física e mental dos trabalhadores – cerca de cinco mil: “o Hospital Geral Roberto Santos é do tamanho ou maior do que algumas cidades. Nós nos tratamos como família e, durante todo o ano, pensamos em como promover ações voltadas especificamente para o público interno. Temos o Siast [Serviço de Atenção à Saúde do Trabalhador], que oferece atividades como sessões de ginástica laboral, massoterapia, reiki e reflexologia, apresentação de poesias e palestras. Entendemos a importância de falarmos que a saúde do homem precisa ser prioridade durante todo o ano, mas o Novembro Azul é uma ótima oportunidade para reforçar a causa”.

CLIQUE AQUI PARA LER MAIS

 

Fonte: Ascom HGRS / Site da Secretaria de Saúde da Bahia.


Avalie esta noticia:

0 votos, 0 avg. rating

Compartilhe:

Mery Bahia