Campanha Salarial de Elétricas: Seminário aprovou pauta de reivindicações

Trabalhadores (as) das empresas prestadoras de serviços de energia elétrica à Coelba participaram, na manhã do último sábado, 11/07, da Assembleia Virtual e Seminário de Planejamento da Campanha Salarial 2020/2021, convocada pelo SINTRACOM-BA e realizada através do aplicativo Zoom, com transmissão ao vivo pelo Facebook.

Após palestra da economista e supervisora técnica do DIEESE, Ana Georgina, sobre Conjuntura Nacional e Acordos Coletivos, e um debate muito participativo, os trabalhadores (as) aprovaram a seguinte pauta de reivindicações: 5% de reajuste salarial e 10% de aumento na cesta básica, alimentação e café da manhã. Auxílio para filhos excepcionais também será reajustado em 5%.

O presidente do SINTRACOM-BA, Carlos Silva, fez a abertura do Seminário, juntamente com a presidente da FLEMACON, Lúcia Maia, o presidente da FETRACOM-BASE, eEdson Cruz, e o diretor Raimundo Brito (representando a CONTRICOM e a UITBB).

Ana Georgina fez uma palestra com dados atualizados sobre acordos coletivos e a crise, antes e durante a pandemia do Coronavírus.

Falou que a Coelba, mesmo com a pandemia, fechou o primeiro trimestre de 2020 com lucro de 18,4% acima do mesmo período de 2019. Contabilizou 6.132 novos consumidores e teve reajuste médio de tarifa em 5%, o que é bem acima da inflação.

Esses são dados importantes para enfrentar o patronal na mesa de negociação e garantir que nenhuma justificativa da pandemia pode ser utilizada, como pretexto para o não atendimento das reivindicações da pauta dos trabalhadores (as).

O setor de energia é essencial e até o custo da geração de energia ficou menor.

O assistente jurídico do SINTRACOM-BA, Elias Alves, participou também do Seminário e falou sobre as questões jurídicas e a reforma trabalhista.

O Seminário teve participação ativa de todos (as), trabalhadores (as) e lideranças da capital e interior, que contribuíram para enriquecer os debates com perguntas e informações.

A Assembleia e o Seminário aconteceram em ambiente virtual, em decorrência da pandemia do coronavírus, para evitar os riscos de contaminação pela Covid-19.


Avalie esta noticia:

2 votos, 5 avg. rating

Compartilhe:

Mery Bahia