Forumat debate saúde do trabalhador na pandemia

Presidente do SINTRACOM-BA, Carlos Silva
O Fórum de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho – FORUMAT e o Instituto Trabalho Digno realizaram duas “lives”, com transmissão de vídeos, nos dias 11 e 13/08, destacando o tema “Saúde, Segurança e Prevenção durante a pandemia”, com debates e relatos sobre a situação do trabalho durante a Pandemia da Covid-19.
Os eventos marcaram o Dia Municipal em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, 9 de agosto, instituído pela lei Nº 9.064/2016 no Calendário Oficial de Eventos do Município de Salvador.

A primeira Live foi muito boa e aconteceu na última terça-feira, dia 11, com a participação de Mário Diniz, auditor fiscal do Trabalho, Creuza Maria Oliveira, presidenta do Sindoméstico e diretora da Fenatran, Augusto Vasconcelos, presidente licenciado do Sindicato dos Bancários, e mediação de Rômulo Barreto de Almeida, procurador do Trabalho (Ministério Público do Trabalho).

A segunda live teve a participação do procurador-chefe do MPT Luís Carneiro, do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes Davidson Magalhães, da diretora de Segurança e Saúde do Trabalhador da Secretaria de Saúde do Estado Letícia Nobre, da gerente do Centro de Referência da Saúde do Trabalhador de Salvador Tiza Marchi Mendes, da chefe substituta de Segurança e Saúde do Trabalhador da Superintendência Regional do Trabalho Lidiane de Araújo, com mediação de Jessevanda Galvino, coordenadora do FORUMAT e coordenadora de Relações do Trabalho, da Setre.

O SINTRACOM-BA teve participações destacadas com o presidente Carlos Silva, os diretores Arilson Ferreira e Marcos César, a ex-diretora Lúcia Maia (presidente da FLEMACON), o assistente do Jurídico Elias Alves, dentre outros, e através de vídeos com relatos de diversos trabalhadores (as), gravados nos canteiros de obras. Falaram sobre os riscos, prevenção e cuidados durante o trabalho, no enfrentamento desse momento difícil, com a pandemia do coronavírus.

📢 Compartilhe nas redes sociais!

Atualizado em 17/08/2020
Atualizado em 13/08/2020
Atualizado por: Assessoria de Imprensa, em 10/08/2020
Foto de atividade realizada no ano passado, no canteiro de obras na Praça Castro Alves.

O Dia Municipal em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, 9 de agosto, lembra a tragédia que aconteceu há nove anos, quando um acidente de trabalho provocou a morte de nove operários da construção e abalou a Bahia e o Brasil: no dia 9 de agosto de 2011, por volta das 7 horas, o elevador a cabo, em que eram transportados para começar mais um dia de serviço, despencou do 22° andar do Edifício Empresarial Duarte da Costa, que estava sendo erguido pela Construtora Segura, na Av. Antonio Carlos Magalhães, na região do Iguatemi.

Os companheiros que perderam a vida nessa tragédia estarão sempre presentes em nossa memória: Antônio Reis, Antônio Elias, Antônio Alves, Hélio Sampaio, José Roque, Jairo de Almeida, Lourival Ferreira, Martinho Fernandes e Manoel Bispo.
Há mais de 20 anos o SINTRACOM-BA realiza a campanha Um Passo Pela Vida, Xô Acidente do Trabalho na Construção. Juntamente com a FETRACOM-BASE e entidades do ramo da construção nacionais e internacionais promove palestras, seminários e diversas atividades, com objetivo de preservar a integridade física e psicológica dos trabalhadores (as).
Neste ano, com a pandemia do coronavírus, a diretoria do SINTRACOM-BA está visitando canteiros de obras e empresas do ramo da construção, na luta em defesa da vida dos trabalhadores (as), e exigindo atenção das empresas com a saúde e segurança dos trabalhadores (as), na prevenção dos acidentes de trabalho e os cuidados para evitar os riscos de contaminação pela Covid-19 no ambiente do trabalho. Sempre cobrando o cumprimento dos protocolos, com o distanciamento, o uso de máscaras, a disponibilidade de água, sabão, álcool-gel 70% durante as suas limpezas.
Campanha Um Passo Pela Vida
Em defesa da vida dos trabalhadores (as) da construção.
Participe das atividades!
SINDICALIZE-SE