Federação Sindical Mundial completa 75 anos de lutas

FLEMACON e FETRACOM-BASE promovem encontro virtual para marcar a data, com participação do SINTRACOM-BA

Um ato virtual marcou a celebração dos 75 anos da Federação Sindical Mundial – FSM, promovido através da internet, no dia 2 de outubro, pela Federação Interestadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Indústria da Construção e do Mobiliário nos estados da Bahia e Sergipe – FETRACOM-BASE e Federación Latinoamericana de Trabajadores de la Construcción, Madera y Materiales de la Construcción – FLEMACON. O encontro virtual reuniu dirigentes de entidades da construção filiadas à FSM.

Participaram os seugintes dirigentes sindicais: Lúcia Maia presidente da FLEMACON; Raimundo Brito diretor da Unión Internacional de Sindicatos de Trabajadores de las Indústrias de la Construcción, la Madera, los Materiales de Construcción y Actividades Conexas – UITBB;Joilson Santos e Sônia Maria diretores da FETRACOM-BASE; Carlos Silva presidente e Ednalva Bispo diretora do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia – SINTRACOM-BA; e Ernando Vieira, do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira de Vitória da Conquista – SINTRACOM-VC.

A FSM foi, fundada em 3 de outubro de 1945, em Paris, França, e nesses 75 anos mantém um importante histórico de lutas contra as políticas patronais, que nos governos de direita, promovem o retrocesso, com ataques aos direitos trabalhistas.

A presidente da FLEMACON, Lúcia Maia, declarou que “neste momento, quando o mundo enfrenta a pandemia do coronavírus, é fundamental a liderança da FSM, junto com a UITBB e as organizações sindicais de todo o mundo, para construir a unidade na luta, em defesa dos direitos trabalhistas e sociais. E que as condições de segurança e saúde no trabalho sejam garantidas, para evitar a contaminação dos companheiros trabalhadores (as) em seu ambiente de trabalho”.

Viva os 75 anos da FSM!