Outubro Rosa: confira onde fazer a mamografia

SINTRACOM-BA informa:

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, em 2020, serão 3.460 novos casos de câncer de mama na Bahia. Destes, 1.180 em Salvador. Durante o mês de outubro, serão realizadas cerca de 10 mil mamografias, em unidades móveis da Secretaria de Saúde do Estado, que ficarão estacionadas em diversos pontos da capital baiana. No interior do estado, ações serão desenvolvidas em 16 Policlínicas Regionais de Saúde.

A iniciativa faz parte da programação do Outubro Rosa, movimento internacional que estimula empresas, população e entidades a trabalhar na detecção precoce e tratamento do câncer de mama.

Nas unidades móveis que estarão na capital, as mamografias serão feitas exclusivamente com horário agendado previamente, para evitar aglomeração. As mulheres de 40 a 69 anos poderão marcar os exames pelo Sesab Atende, que funciona de 8h às 18h, pelo telefone 0800-071-4000. As pacientes que não fizerem o agendamento prévio, não serão atendidas. A partir da próxima semana também será possível fazer o agendamento pela internet.

Os atendimentos começaram bo dia 5 e prosseguirão até o dia 31 de outubro. Para o local do atendimento, com o agendamento feito, a mulher deve levar cópias de RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. Além da mamografia, será garantido todo o tratamento em caso de suspeita e confirmação do câncer de mama. Serão feitos exames complementares e, caso seja necessário, a mulher será encaminhada para a rede de atenção.

Programação das unidades móveis

De 05 a 24/10, a Unidade Móvel da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia estará no Estacionamento Externo do Salvador Norte Shopping e atenderá gratuitamente mulheres de 40 a 69 anos para realização de exames de mamografia. O atendimento será das 8h às 18h, exclusivamente mediante agendamento prévio feito pelo Sesab, para que não haja aglomerações. A meta é atender 120 mulheres, por dia.

Outras unidades estarão das 7h às 17h nos seguintes pontos:

Uneb (Rua Silveira Martins, 2555 – Cabula). Período: 05/10 a 31/10
Vila Militar dos Dendezeiros (Av. Dendezeiros, s/n – Bonfim). Período: 05/10 a 31/10
Mansão do Caminho (Rua Jayme Vieira Lima, 104 – Pau da Lima). Período: 06/10 a 31/10
Lar Harmonia (Rua Dep Paulo Jackson, 560 – Piatã). Período: 29/10 a 31/10

Atividades educativas e Exame Papanicolau

Em Salvador também terá, de 7 a 11 de outubro, das 9h às 17h, a “Sala Rosa”, no Shopping Center Lapa, programação da Secretaria de Saúde, que vai oferecer atividades educativas acerca da prevenção e detecção precoce dos cânceres de mama e de colo do útero e de promoção da saúde, realizadas por profissionais que atuam nos postos da cidade.

Nos dias 16, 18, 22, 29 e 30 de outubro, das 13h às 17h, acontece a ação “Outubro Rosa nas comunidades” com atividades e encaminhamento para realização de exames. As ações acontecem nos dias 16 e 18, no Bairro da Paz e em Mussurunga; no dia 22, em Cajazeiras, no dia 22 de outubro; no dia 29, em Brotas; e no dia 30, no Cabula.

Durante todo o mês de outubro, será realizado o Dia D do Exame Preventivo/Papanicolau em todas as unidades básicas de saúde, das 8h às 17h. Nessas unidades, foi definido um dia da semana para atendimento à demanda espontânea das mulheres para a realização do exame.

Fontes: saude.ba.gov.br e metro1.com.br

 


Avalie esta noticia:

0 votos, 0 avg. rating

Compartilhe:

Mery Bahia