MS / Embasa: Trabalhadores (as) retornaram ao trabalho

Trabalhadores da MS Construções e Saneamento, prestadora de serviços à Embasa, retornaram ao trabalho hoje (27/01), nos municípios da região do Sisal e de Alagoinhas, Conceição do Coité, Valente, Queimadas, Santa Luz, Serrinha, Teofilândia e Riachão de Jacuípe. Eles estavam com as atividades paralisadas, desde o dia 18/01, revoltados com o atraso nos pagamentos dos salários, alimentação e vales transportes. A empresa pagou ontem (26/01).

No município de Alagoinhas, os trabalhadores receberam os salários e o vale alimentação, mas ficou pendente, ainda, o pagamento dos vales transportes. Eles participaram de uma assembleia na manhã de hoje e decidiram retornar e manter a mobilização, e se a empresa atrasar os pagamentos do mês de janeiro, podem paralisar as atividades novamente.

O diretor Raimundo Brito, que acompanhou com outros diretores a mobilização na região do Sisal, comentou a vitória da luta: “Os trabalhadores, depois de tanto tempo de sofrimento, resolveram se unir em todo o estado da Bahia, contra as atitudes da MS e da própria Embasa, e paralisaram as atividades por mais de oito dias. Isso obrigou a empresa a pedir faturas antecipadas na Embasa, para quitar os salários de dezembro, ainda. É preciso que a categoria mantenha a mobilização e unidade, para obrigar a MS e Embasa a cumprirem com as obrigações trabalhistas, porque há a expectativa de que o sofrimento possa ter continuidade no próximo mês”.

No dia 25/01 teve uma reunião virtual, convocada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, com a participação do Sintracom-Ba, da Embasa e da MS. A empresa se comprometeu a pagar os salários até o dia 26 e garantiu que já havia efetuado o pagamento dos vales transporte e alimentação. E que iria fazer um levantamento, para escalonamento e pagamento das férias. Quanto ao FGTS , informou também que fez o parcelamento junto ao programa da Caixa Econômica.

Além do atraso no pagamento de salários, alimentação e vale transporte, a MS está em atraso com pagamento de férias, há trabalhadores (as) com dois períodos vencidos sem receber, não paga insalubridade, nem 5% de dupla função e deve horas extras.

A empresa também não está realizando o pagamento quinzenal de salários, conforme determina a CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), e há mais de nove meses não recolhe o FGTS.

Uma nova reunião já está marcada com o Sintracom-Ba, a Fetracom-Base e a empresa, no dia 02/02, às 10 horas.

Quem luta, conquista!

Atualizado por: Mery Bahia – Jornalista, em 27/01/2021, 07:54h às 09:10h; 09:50 às 10:00h;

 

MS / Embasa: Continua a paralisação dos trabalhadores (as)

Nesta segunda-feira, 25/01, continua a paralisação dos trabalhadores da MS Construções e Saneamento, empresa prestadora de serviços à Embasa. Revoltados com o atraso no pagamento dos salários e vale alimentação, paralisaram as atividades nos municípios das regiões do Sisal e de Alagoinhas, Conceição do Coité, Valente, Queimadas, Santa Luz, Serrinha, Teofilândia e Riachão de Jacuípe, dentre outros.

O movimento grevista completa uma semana, sem solução. O Sintracom-BA (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia) participou, mas a empresa, apesar de ter sido convocada, não se apresentou na reunião virtual, realizada na manhã desta sexta-feira (22/01), pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Gustavo Dantas Abrantes, auditor fiscal e chefe da Seret, que é o setor de mediação da SRTE, agendou uma nova reunião para a tarde de hoje (25/01), em horário ainda a ser definido.

O presidente do Sintracom-BA, Carlos Silva, informou que telefonou para a empresa, mas não conseguiu falar com o responsável, que segundo a atendente estaria em outra reunião.

No interior do estado, várias assembleias foram realizadas na manhã da última sexta-feira (22/01), nas sedes da Embasa e canteiros da MS, com a presença de diretores do Sintracom-BA e trabalhadores (as).

Além do atraso no pagamento de salários e alimentação, há outras irregularidades. De acordo com informações dos diretores do Sintracom-BA, Raimundo Brito e Nilton Luz. a MS também está em atraso com pagamento de férias, há trabalhadores (as) com dois períodos vencidos sem receber, não paga insalubridade, nem 5% de dupla função e deve horas extras.

Além disso, a empresa não está realizando o pagamento quinzenal de salários, conforme determina a CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), e há mais de nove meses não recolhe o FGTS.

 

A luta é como o tempo, não para!

x

x

x

Continua a paralisação dos trabalhadores da MS Construções e Saneamento, empresa prestadora de serviços à Embasa. Revoltados com o atraso no pagamento dos salários e vale alimentação, paralisaram as atividades nos municípios das regiões do Sisal e de Alagoinhas, Conceição do Coité, Valente, Queimadas, Santa Luz, Serrinha, Teofilândia e Riachão de Jacuípe, dentre outros.

O movimento grevista completa uma semana, sem solução. O SINTRACOM-BA participou, mas empresa, apesar de ter sido convocada, mas não se apresentou na reunião virtual, realizada na manhã desta sexta-feira (22/01), pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Gustavo Dantas Abrantes, auditor fiscal e chefe da Seret, que é o setor de mediação da SRTE, agendou uma nova reunião para a próxima segunda-feira, dia 25/01, à tarde (horário ainda não foi definido).

O presidente do SINTRACOM-BA, Carlos Silva, ligou para a empresa, mas não conseguiu falar com o responsável, que segundo a atendente estaria em outra reunião.

No interior do estado, várias assembleias foram realizadas na manhã desta sexta-feira, nas sedes da Embasa e canteiros da MS, com a presença de diretores do SINTRACOM-BA e trabalhadores (as).

Além do atraso no pagamento de salários e alimentação, há outras irregularidades. De acordo com informações dos diretores do SINTRACOM-BA, Raimundo Brito e Nilton Luz. a MS também está em atraso com pagamento de férias, há trabalhadores (as) com dois períodos vencidos sem receber, não paga insalubridade, nem 5% de dupla função e deve horas extras.

Além disso, a empresa não está realizando o pagamento quinzenal de salários, conforme determina a CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), e há mais de nove meses não recolhe o FGTS.

A luta é como o tempo, não para!

Revoltados com o atraso no pagamento dos salários e vale alimentação, trabalhadores da MS Construções e Saneamento, empresa prestadora de serviços à Embasa, paralisaram as atividades nos municípios das regiões do Sisal e de Alagoinhas, Conceição do Coité, Valente, Queimadas, Santa Luz, Serrinha e Riachão de Jacuípe, dentre outros. É o terceiro dia consecutivo do movimento grevista. A perspectiva é de ampliação para outras regiões, se não houver solução. 

A diretoria do SINTRACOM-BA está acompanhando o movimento e no dia 15/01 solicitou à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego uma reunião de mediação. A SRTE agendou para esta quinta-feira, dia 21/01, às 10 horas, através de plataforma virtual, por causa da pandemia.

São diversas irregularidades. De acordo com informações dos diretores do SINTRACOM-BA, Raimundo Brito e Nilton Luz. a MS também está em atraso com pagamento de férias, há trabalhadores (as) com dois períodos vencidos sem receber, não paga insalubridade, nem 5% de dupla função e deve horas extras.

Além disso, a empresa não está realizando o pagamento quinzenal de salários, conforme determina a CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), e há mais de nove meses não recolhe o FGTS.

A luta é como o tempo, não para!


Postada por: Mery Bahia – Jornalista – 18/01/2021, às 21:25h
Atualização: 20/01/2021, às 08:17; 20/01/2021, às 23:15; 21/01/2021 às 22:20; 22/01/2021 às 16:30; 25/01/2021 às 06:25; 27/01/2021 às 07:54h.


Avalie esta noticia:

3 votos, 5 avg. rating

Compartilhe:

Mery Bahia