SINTRACOM-BA marca os seus 102 anos com evento ao vivo, pela internet

Osvaldo BertolinoNa sexta-feira, 19 de março, o mais antigo Sindicato do Brasil, nosso SINTRACOM-BA completou 102 anos de lutas. Para celebrar essa data especial, reuniu diretores (as), lideranças e trabalhadores (as) para uma conversa com o jornalista Osvaldo Bertolino, autor do livro “Da CUT à CTB”, num evento virtual transmitido ao vivo, através do aplicativo Zoom e pela página do Sindicato no Facebook.

O SINTRACOM-BA foi fundado no dia 19 de março de 1919 e tem uma história marcada por greves, passeatas, intervenções da ditadura, perseguições de dirigentes sindicais e muitas e memoráveis lutas.

Essa data, em que é celebrado o Dia de São José Operário, padroeiro da categoria, é também o Dia dos Trabalhadores (as) da Construção, feriado determinado na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e conquistado na luta do SINTRACOM-BA e dos trabalhadores (as).

A abertura do evento foi realizada pelo presidente do SINTRACOM-BA, Carlos Silva. Em seguida, convidados (as) fizeram saudações aos 102 anos de lutas do Sindicato: Everaldo Augusto, ex-vereador que enviou um vídeo contando um pouco da história do Sindicato; Adilson Araújo, presidente da CTB nacional; Pascoal Carneiro, presidente da CTB Bahia; Davidson Magalhães, presidente do PCdoB e secretário estadual da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte; Daniel Almeida, deputado federal (PCdoB); Olívia Santana, deputada estadual (PCdoB); Augusto Vasconcelos, vereador de Salvador (PCdoB); Alice Portugal, deputada federal (PCdoB); Ariovaldo Galdino, presidente do Sindicato dos Oficiais Marceneiros de São Paulo – SindMarceneiros; Rosa de Souza, vice-presidente da CTB Bahia; Nole Fraga, do Sindicato dos Bancários da Bahia; dentre outros.

Após a falação, o jornalista Osvaldo Bertolino fez uma interessante palestra, abordando trechos de seu livro “Da CUT à CTB” e contando fatos históricos sobre a participação da Corrente Sindical Classista na CUT – Central Única dos Trabalhadores, até a saída em 2007 e a fundação da CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, hoje uma das maiores centrais sindicais do Brasil.

Após a palestra, Bertolino teve uma boa conversa e respondeu algumas questões levantadas pelos participantes. Falaram também os diretores do SINTRACOM-BA, Raimundo Brito, José Ribeiro, Amando de Jesus; o presidente da FETRACOM-BASE, Edson Cruz; o presidente do SINDIOESTE, Ednilson Souza; a presidenta da FLEMACON, Lúcia Maia; dentre outros.

O evento foi realizado de forma virtual, para atender aos protocolos de prevenção e combate ao coronavírus.

Quem é Osvaldo Bertolini – Nasceu em 1962, em Maringá, noroeste do estado do Paraná, e mora atualmente na cidade de São Paulo. Foi diretor de imprensa do Sindicato dos Metroviários de São Paulo e trabalhou oito anos como editor de economia do Portal Vermelho, do qual foi um dos pioneiros. Foi ainda assessor de imprensa na Câmara dos Vereadores de São Paulo, na Central Única dos Trabalhadores (CUT) e na Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). Escreveu os livros Testamento de luta – a vida de Carlos Danielli (2002); a primeira edição da biografia de Maurício Grabois (2004); e “Da CUT à CTB”.

Atualmente é editor-executivo do Portal Grabois e pesquisador da Fundação Maurício Grabois.

Fotos históricas das lutas do SINTRACOM-BA:

Atualizado em 18/03/2021 por: Mery Bahia, jornalista e Assessora de Imprensa.