Campanha de Sindicalização: Sem Sindicato Seu Direito Desaparece

Foi realizado no dia 22 de março o lançamento nacional da Campanha de Fortalecimento das Entidades Sindicais “Sem Sindicato seu Direito Desaparece – SINDICALIZE-SE”,  uma iniciativa da CTB em parceria com as entidades associadas.

A diretoria do SINTRACOM-BA e da FETRACOM-BA participaram e estão juntos na luta com a central sindical CTB.

Conforme o presidente da CTB, Adilson Araújo, a campanha é essencial para fazer frente à grande ofensiva do capital contra o trabalho deflagrada no Brasil a partir do golpe de 2016.

“Desde então tivemos a reforma trabalhista do governo golpista liderado por Michel Temer, a terceirização irrestrita, o congelamento dos gastos públicos”, lembrou o sindicalista. Coroando este processo, a reforma pôs fim à Contribuição Sindical compulsória para enfraquecer a organização sindical e debilitar a luta em defesa da classe trabalhadora.

Segundo Araújo, sem sindicatos a situação seria ainda pior para os trabalhadores, pois os fatos mostram que a ação sindical é o que tem garantido direitos e evitado um retrocesso maior.

“Sou bancário, sei que na negociação salarial deste ano os banqueiros queriam dar reajuste zero e acabar com benefícios que conquistamos e estão previstos na Convenção Coletiva. A ação unitária dos sindicatos em todo o país impediu que isto ocorresse”, asseverou.

Com certeza, isso vale para a negociação realizada pelo SINTRACOM-BA e a FETRACOM-BASE com a entidade patronal, para fechar o acordo dos trabalhadores (as) da construção. Foi com a luta do Sindicato e da Federação (com os Sindicatos filiados), que a categoria conquistou o reajuste de 5,45%, a manutenção do aviso prévio indenizado e a validade da Convenção Coletiva por mais dois anos.

Todas as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria foram mantidas. Adilson ressalta que “sem a luta dos sindicatos o reajuste seria zero”.