5º Congresso elegeu uma mulher para dirigir a CTB

Rosa de Souza, comerciária e presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Supermercados foi eleita presidenta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB-Bahia, gestão 2021/2025, no  5º Congresso Estadual da CTB-BA, realizado virtualmente, nos dias 02 e 03 de julho.

O Congresso aconteceu numa data histórica, 2 de julho, Independência da Bahia. E contou com a participação de cerca de 600 delegados e delegadas de toda Bahia.

Durante os dois dias foram debatidos temas de interesse do movimento sindical, os caminhos do sindicalismo classista no Brasil e os desafios dos trabalhadores e trabalhadoras na atual conjuntura político-econômica.

A nova presidente da CTB-Bahia é filha do grande líder sindical da construção, Washington de Souza e Lourdes Maria, Rosa começou sua militância em defesa de uma sociedade mais justa ainda na adolescência. Foi líder estudantil na Escola Manoel Devoto, participando do movimento Fora Collor e da luta por meia passagem para os estudantes. Nascida na Roça da Sabina, Rosa participou também da luta por moradia digna e outras demandas da comunidade.

No movimento sindical, Rosa começou a luta no Petipreço, atual Bompreço, onde foi eleita para a CIPA por dois mandatos. Em 1999, ingressa no Sindicato dos Comerciários de Salvador, atuando no Departamento de Mulheres e na Comissão de Mobilização. Em consequência de sua atuação, foi perseguida e demitida pelo Bompreço em 2001, conquistando o direito à reintegração em 2006.

Em 2003, Rosa foi eleita secretária de Mulheres da CUT-Bahia. Em 2007, participa da fundação da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Bahia – CTB-Bahia, atuando como secretária da Mulher. Atualmente, Rosa é presidenta do Sindicato dos Trabalhadores em Supermercados da Bahia e era vice-presidente da CTB-Bahia.

Rosa tem atuação destacada também no movimento de mulheres. É dirigente estadual e nacional da União Brasileira de Mulheres – UBM, além de integrar os conselhos Estadual e Municipal dos Direitos da Mulher, participando da organização das conferências Municipal, Estadual e Nacional de Política Públicas para as Mulheres.

LEIA MAIS NO SITE DA CTB Bahia