Campanha Salarial Elétricas: Seminário aprovou Pauta de Reivindicações

Foi dada a partida à Campanha Salarial dos Trabalhadores (as) das Elétricas 2021/2022. Na manhã do último sábado, 16/07, o SINTRACOM-BA e a FETRACOM-BASE realizaram a Assembleia Geral Virtual e o Seminário de Planejamento, e aprovaram a Pauta de Reivindicações, com a presença de trabalhadores (as) e diretores.

O presidente do SINTRACOM-BA, Carlos Silva, e o presidente da FETRACOM-BASE, Edson Cruz, fizeram a abertura e a economista Georgina Dias, supervisora técnica do DIEESE, realizou palestra sobre “Conjuntura Econômica e Política Nacional, e os reflexos nas Convenções Coletivas de Trabalho”.

Georgina traçou um panorama do atual da crise econômica e política do país, agravada pela pandemia da Covid16, e como os trabalhadores (as) são atingidos com os retrocessos das medidas do governo Bolsonaro.

Ela falou sobre  proposta de reforma tributária do governo, que com o fim dos incentivos fiscais ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), coloca em risco os benefícios dos vale-refeição e vale-alimentação para milhões de trabalhadores (as).

Atualmente, as empresas podem deduzir do Imposto de Renda as despesas com alimentação dos seus empregados. Caso a proposta seja aprovada, as empresas vão tentar repassar essa tributação para os trabalhadores (as). E só as categorias organizadas, junto com os seus seus Sindicatos vão conseguir manter os benefícios, por meio de acordos e convenções coletivas.

Edson Cruz explicou que “neste ano vamos negociar toda a CCT e nossa batalha é assegurar a manutenção das conquistas, destacamos as cláusulas pétreas: pisos salariais, cesta básica, alimentação, plano de saúde, PPR, percentuais de hora extra e a vigência da CCT por dois anos”.

Após os debates foi realizada a assembleia geral virtual e o presidente Carlos Silva colocou em votação a pauta de reivindicações, que foi aprovada por unanimidade. A categoria reivindica 11% de reajuste salarial e 15% na cesta básica e no ticket alimentação. O documento será encaminhado à entidade patronal (Sinduscon), para dar início às negociações.

Ele convocou a categoria para a luta: “Diante de todas as dificuldades e os ataques aos direitos que a classe trabalhadora está enfrentando hoje, é fundamental o envolvimento de todos e de cada um, para garantirmos a manutenção das conquistas. Precisamos mobilizar nas empresas, por isso é importante que os trabalhadores (as) conversem com os colegas para que participem das atividades da Campanha Salarial”.

Atualizado em: 23/07/2021, às 09h51 – 20/07/2021, às 10h15

Tem Seminário Virtual de Planejamento da Campanha Salarial 2021 / 2022, dia 17/07, às 08:30h. Participe!

Atenção: Nossa data-base, 1º de setembro, se aproxima. Vamos nos mobilizar para garantir reajuste de salários, a manutenção dos direitos e melhorias.

A Diretoria do SINTRACOM-BA convoca todos os trabalhadores (as) para participar do Seminário Virtual de Planejamento da Campanha Salarial 2021 / 2022 e Assembleia Geral, no dia 17/07 (sábado), às 08:30h, através do aplicativo Zoom, acesso pelo site www.sintracom.org.br. Participe!

ID DA REUNIÃO: 835 7474 4934

Senha de Acesso: sintracom

A economista do DIEESE, Georgina Dias, vai falar sobre conjuntura econômica e política, e convenções coletivas. Vamos elaborar e aprovar nossa Pauta de Reivindicações, para encaminhar ao patronal e dar início às negociações da CCT.

Estamos enfrentando um momento de dificuldades para os trabalhadores (as), mas com a mobilização de todos (as) vamos pressionar os patrões e garantir melhorias para a categoria.

Avise aos colegas e apresente propostas para a pauta. É fundamental a participação de cada um de nós.

Vamos lutar juntos.

Unidos somos fortes!