OUTUBRO ROSA: Veja onde fazer mamografia

Todos os anos, no mês de outubro, são realizadas ações itinerantes de conscientização, detecção precoce e tratamento do câncer de mama, através dos órgãos públicos de saúde e com apoio da sociedade organizada.

A diretora de Mulheres, Ednalva Bispo, ressalta que o SINTRACOM-BA participa da campanha todos os anos e, por conta da pandemia, não vamos ter atividades presenciais neste ano, mas estaremos divulgando as ações para as trabalhadoras (es) e  familiares, e os locais onde podem ser feitas as mamografias gratuitamente.

Neste ano, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) ofertará mais de 14 mil exames de mamografia na capital e interior, a partir de 4 de outubro, como parte da campanha do ‘Outubro Rosa’.

Os exames serão realizados em mulheres de 40 a 69 anos, com horário previamente agendado pelo site da Sesab (www.saude.ba.gov.br), a fim de evitar filas e aglomerações no atendimento.

Em Salvador, as mamografias serão ofertadas em unidades móveis e no Centro Estadual de Oncologia (Cican). Já no interior, as 21 policlínicas regionais de saúde ofertarão os exames, e o agendamento ocorre nos postos de saúde ou nas secretarias municipais de Saúde.

Segundo a secretária da Saúde do Estado em exercício, Tereza Paim, “a principal causa de morte por câncer entre mulheres se dá pelo câncer de mama, e o diagnóstico precoce pode levar à cura em 90% dos casos. Além disso, quando precocemente descoberto pode-se evitar o procedimento cirúrgico de retirar a mama por completo ou ainda evitar procedimentos complementares como quimioterapia ou radioterapia, aumentando a sobrevida dessas pacientes e reduzindo a morbidade”.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia da rede de atendimento da Sesab.

Atualmente, os médicos recomendam a identificação da doença em estágios iniciais por intermédio das estratégias de detecção precoce, pautadas nas ações de rastreamento e diagnóstico precoce. A mamografia bienal para as mulheres na faixa etária estabelecida é a estratégia de rastreio indicada, enquanto o diagnóstico precoce é formado pelo tripé: população alerta para os sinais e sintomas suspeitos; profissionais de saúde capacitados para avaliar os casos suspeitos; e sistemas e serviços de saúde preparados para garantir a confirmação diagnóstica oportuna e com qualidade.

O tratamento do câncer de mama depende da fase em que a doença se encontra e do tipo do tumor. Pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica (terapia alvo). Quando a doença é diagnosticada no início, o tratamento tem maior potencial curativo. No caso de a doença já possuir metástases (quando o câncer se espalhou para outros órgãos), o tratamento busca prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida.

Atendimento

Para ser atendida, as mulheres devem agendar o exame no site da Sesab (www.saude.ba.gov.br). No dia marcado deve apresentar um documento de identidade com foto, cartão do SUS e um comprovante de endereço no município. Este ano, as unidades móveis devem realizar, pelo menos, 140 mamografias por dia.

Na capital, as unidades móveis ficarão estacionadas nos seguintes locais: Uneb, no Cabula (de 4 de outubro a 13 de novembro); Mansão do Caminho, em São Marcos (de 4 de outubro a 13 de novembro); Departamento de Saúde da Polícia Militar, Avenida Dendezeiros (de 4 a 30 de outubro); Salvador Norte Shopping, São Cristóvão (de 4 a 16 de outubro); 41º Companhia da Polícia Militar, Federação (de 18 a 20 de outubro); Lar Harmonia, Piatã (de 21 a 23 de outubro); sede da Sesab, Centro Administrativo, (de 25 a 27 de outubro), UPA de São Caetano, em São Caetano (de 3 a 13 de novembro); e Organização do Auxílio Fraterno, no Queimadinho, Liberdade (de 3 a 6 de novembro).

Aliando-se às ações do Outubro Rosa, o Hospital da Mulher terá uma programação especial, iniciada no dia 4 de outubro, com a realização de punções mamárias (biópsias) para pacientes, em articulação com as policlínicas, visando reduzir o tempo do diagnóstico e tratamento para as pacientes. Serão realizadas cirurgias de reconstrução mamárias para pacientes oncológicas da unidade.


Avalie esta noticia:

0 votos, 0 avg. rating

Compartilhe:

Mery Bahia