DDS com SINTRACOM-BA e Metro Engª dá início à organização do dia 28/04

O SINTRACOM-BA realizou nesta quarta-feira, dia 25/01/2023, mais uma atividade para marcar a importância das ações coletivas de saúde e segurança, para preservar a vida dos trabalhadores (as) que trabalham nos canteiros de obras de construção.

O DDS Especial aconteceu no início da manhã, no canteiro da Metro Engenharia, nas Granjas Rurais Presidente Vargas, em Pirajá.

O diretor de Saúde e Segurança do SINTRACOM-BA, Arilson Ferreira, informou que essa foi a primeira atividade conjunta de entidades e órgãos públicos, com objetivo de construir a organização da programação do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais, 28 de abril.

Teve palestras e distribuição de materiais sobre saúde e segurança no trabalho.

Segundo o vereador de Salvador, Augusto Vasconcelos, presente no DDS “o Brasil é um dos países com maior índice de acidentes laborais. O desmonte do sistema de proteção ao trabalhador com a Reforma Trabalhista, enfraquecimento do Ministério do Trabalho, mudanças em Normas Regulamentadoras, ataques aos sindicatos contribuem para essa triste estatística. Está na hora de virar essa página e reconstruir a proteção da classe trabalhadora”.

Além dos trabalhadores (as), da diretoria do SINTRACOM-BA e do vereador Vasconcelos, participaram a juíza do Trabalho, Adriana Manta, os Auditores Fiscais do Trabalho Mário Diniz e Lidiane, Naira Crespa (Marcha do Empoderamento Crespo) e Gildete da  DIVAST.

Participam dessa ação conjunta, além do SINTRACOM-BA e Metro Engenharia, Forumat, TRT5, SRT, SEZAT, DIVAST, Fetracom-BaSe, CTB, Flemacon, Contricom, DIEESE, Saftelba, UBM, Marcha do Empoderamento Crespo, Coletivo Zeferinas e Geração Black, e apoio internacional da Federação Sindical Mundial – FSM e União Internacional de Sindicatos de Trabalhadores da Construção – UITBB.