28 de Abril – Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. Atividades de 26 a 28/04

De 26
a 28/04 o SINTRACOM-BA com FORUMAT e demais entidades promovem atividades alusivas ao 28 de abril – Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. Confira a Programação e participe:

Dia 26/04

De 13h30 às 17h30 – Instituto Anisio Teixeira (IAT) – Responsável: GT Educação Forumat – “Seminário Saúde e Segurança do Trabalho na Educação Profissional do Estado da Bahia” – Tema: O papel da Educação para uma Cultura de Prevenção.

Programação Preliminar
13h30min – Credenciamento
14h – Abertura
14h10min – Curso de Formação de Professoras(es) em Saúde e Segurança do Trabalho. Análise retrospectiva e propostas (Gildete Sodré, palestrante). Vídeos com depoimentos de participantes da 1a edição) (2 a 3’); participação 2/3 docentes 1a edição); depoimento Representante alunos (Luciana- vídeo)
15h – A Educação Profissional no Estado da Bahia e Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho (Professor Ezequiel)
15h30min – Saúde e Segurança do Trabalho na Educação Profissional Divast – Leticia Nobre. 16h – Educação e a cultura da prevenção de acidentes e doenças do trabalho (Rosemeire L Fernandes. Gestora do Programa Trabalho Seguro TRT 5)
16h30min – Meio Ambiente do Trabalho Seguro e Saudável: Um direito fundamental. – MPT
17h – Debates
17h30min – Encerramento

Dia 27/04

De 09h às 11h – TRT5 – AMATRA – SEMINÁRIO TRABALHO SEGURO – Mediadora: Rose Fernandes
9h às 9h40min – Direito fundamental ao trabalho seguro e a Convenção no 155 da OIT Palestrante: Ministro Augusto César Leite de Carvalho
9h40min às10h20min – Acidentes de trabalho na perspectiva do meio ambiente do trabalho Palestrante: Professora Ivone Corgosinho Baumecker
10h20min às 11h – Trabalho seguro, os princípios da prevenção e precaução Palestrante: Séfora Char (Procuradora do Trabalho na PRT5).

Dia 28/04

Das 07h às 08h40 – Alameda das Catabas, n° 320, Caminho das Árvores. Responsáveis: SINTRACOM-BA e FORUMAT.

28 de Abril Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
O SINTRACON-BA, Forumat e Empresas, nesta data em especial, vão promover uma grande atividade de reflexão. Que A VIDA está SEMPRE em primeiro lugar. Todos e todas participarão de várias Oficinas disponibilizadas pelos Órgãos, Entidades, Centrais Sindicais, Federações, Grupo Forumat e Outros.
Programação:
7h às 8h – Abertura da Atividade SINTRACON-BA, Forumat, Empresas e Convidados
8h às 8h40min – Oficinas (2 Oficinas por Empresas)
ANC OBRA – Assédio Moral (MPT); Direito Previdenciário (INSS) – Coordenação da mesa: Arilson Ferreira Santos, diretor de Saúde e Segurança do SINTRACOM-BA;
MD OBRA – Direito Trabalhista (SETRE); Doenças Relacionadas ao Trabalho (Divast/Cesat, Sesab); – Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (SRT) – Coordenação da mesa: Daniela Cerqueira, segunda Secretária do SINTRACOM-BA;
CIVIL – Trabalho Seguro (TRT5); Primeiro Socorro (Corpo de Bombeiros) – Coordenação da mesa: Sônia Maria, diretora de Mulheres do SINTRACOM-BA.
A partir das 8h – Emissão de RG Gratuito; Orientação Trabalhista e Previdenciária; Serviços de Saúde. Entrega de Materiais e Panfletos.

Às 14h – Lançamento do Livro: Acidentes de trabalho na Bahia: lições aprendidas, desafios e perspectivas – Local: MPT – Av. Sete de Setembro, 2563, Corredor da Vitória – Salvador – BA – Responsáveis: Divast/MPT/ISC -UFBA.

Por: Mery Bahia, jornalista, Assessora de Imprensa do SINTRACOM-BA