Paralisação na Floripark / Coelba: Trabalhadores receberam vale transporte e cartão alimentação, e retornaram às atividades

Os trabalhadores da Floripark, prestadora de serviços de energia elétrica à Coelba, que estavam com as atividades paralisadas desde ontem, retornaram hoje (02/06) ao serviço, depois que a empresa pagou o vale transporte e o cartão alimentação.

Agora vão aguardar o pagamento dos salários até o quinto dia útil, conforme determina a Convenção Coletiva do Trabalho. Se não pagarem no dia, voltam a paralisar as atividades.

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia – Sintracom-BA, Arilson Ferreira, acompanhou a mobilização dos trabalhadores hoje e pode dar mais informações.

Atualizado em 02/06, por: Mery Bahia, assessora de Imprensa do Sintracom-BA.

Dia 1º/06

Reunidos em assembleia na manhã desta quinta-feira, 1º de junho, na porta da Floripark, prestadora de serviços de energia elétrica à Coelba, no bairro de Pirajá, em Salvador, trabalhadores (as) decidiram paralisar as atividades até que a empresa pague os valores devidos, que estão em atraso.

Ontem, 31/05, teve reunião de negociação com a mediação da Superintendência Regional do Trabalho, Emprego e Renda – SRT, e a participação de representantes do SINTRACOM-BA, da Floripark e Coelba.

Conforme denunciou o presidente do SINTRACOM-BA, Carlos Silva, são as seguintes irregularidades da empresa: o atendimento do plano de saúde foi suspenso, mas a empresa continua descontando dos trabalhadores; atraso no pagamento dos TRCTs – Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho; taxa assistencial é descontada dos trabalhadores, mas não é repassada ao Sindicato; férias em atraso, acumuladas há quase três anos; e atraso no pagamento do vale transporte e alimentação de junho/2023.

A Floripark reconheceu que o atendimento pelo plano de saúde foi suspenso no mês de abril, mas foi retomado e que os agendamentos devem ser realizados através do setor de Recursos Humanos. E alega que a empresa está passando por dificuldades e em recuperação judicial.

A Coelba informou que o contrato com a Floripark segue vigente, com os faturamentos regulares e que fiscaliza o cumprimento das cláusulas contratuais, mas obedece aos limites impostos pela recuperação judicial, em vigor na prestadora de serviços.

A diretoria do SINTRACOM-BA informa que, nesta sexta-feira, dia 02/06, a mobilização prossegue na porta da Floripark, no bairro de Pirajá. E os trabalhadores (as) vão continuar com a paralisação, até que a empresa pague os direitos devidos.