Floripark: Sem salários e alimentação, trabalhadores (as) protestam na Coelba, em Narandiba

Esta terça-feira, dia 11/07, começou com o protesto de cerca de 500 trabalhadores (as) da empresa Floripark, em frente à Coelba, no bairro de Narandiba, em Salvador.

Sem salários e alimentação, eles decidiram paralisar as atividades, em assembleia liderada pelo SINTRACOM-BA.

A mobilização começou desde o dia 1º e até 06/07 eles permaneceram com as atividades de leitura, ligação, corte e inspeção paralisadas, quando a empresa prestadora de serviços de energia elétrica à Coelba não forneceu sequer o vale transporte.

Quando o vale transporte foi pago, no dia 05/07, os trabalhadores (as) retornaram às atividades, com a promessa da empresa de pagar o ticket alimentação junto com os salários.

Na segunda-feira, dia 10/07, sem o pagamento dos salários e ticket alimentação, os trabalhadores (as) paralisaram as atividades de novo e fizeram o protesto, durante toda a manhã de hoje, em frente à porta da Coelba.

E afirmam que só retornarão ao serviço, quando a empresa cumprir o acordo e pagar os valores devidos aos trabalhadores (as).

Dirigente da FETRACOM-BA e da CTB Bahia, Raimundo Brito afirmou que “como a Floripark não cumpriu o que se comprometeu. Não tivemos outra alternativa convocamos esse ato”, destacou.

Presente no ato, o vereador de Salvador, Augusto Vasconcelos (PCdoB) reforçou seu apoio ao movimento: “Parabéns ao SINTRACOM-BA e aos trabalhadores da Floripark pelo exemplo de luta. Não podemos ver empresas lucrando tanto em um serviço essencial para a população e deixar os trabalhadores sem receber salários e outros benefícios. Nosso mandato entrou em contato com a Coelba e a Floripark reforçando que é importante conversar com a entidade dos trabalhadores e resolver o problema”, enfatizou.

O presidente da Federação dos Trabalhadores Interestadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Construção Civil e do Mobiliário nos Estados da Bahia e Sergipe (FETRACOM-BASE), Edson Cruz, afirmou que o movimento está forte na Bahia. “Temos atos em Ilhéus, Itabuna, Teixeira de Freitas, Jequié, Valença e Santo Antônio de Jesus. É uma grande irresponsabilidade da Floripark e da Coelba deixar chegar a esse ponto. A Federação e os sindicatos seguem mobilizando e com manifestações até a empresa resolver o problema”, disse.

Durante a manifestação, a direção da Coelba convidou o presidente do SINTRACOM-BA Carlos Silva e da FETRACOM-BASE Edson Cruz para uma reunião de negociação, a fim de buscar uma solução.

A Floripark tem 1630 trabalhadores (as) em todo o estado da Bahia e 430 em Salvador. E eles estão apreensivos, porque o contrato da Coelba com a empresa acaba no dia 31 de julho. E a Coelba precisa assumir sua responsabilidade, como empresa principal, e pagar os direitos dos trabalhadores (as).