Cerca de 300 dirigentes sindicais participaram do 4º Conselho Nacional da CTB, que aconteceu em Belém do Pará nos dias 9 e 10 de novembro, e encerrou nesta sexta-feira.
A bancada da Construção da Bahia teve uma participação ATIVA, com os diretores Raimundo Brito, Lúcia Maia e Sônia Maria, representando o SINTRACOM-BA, o presidente da FETRACOM-BASE, Edson Cruz, e dirigentes de Sindicatos filiados.
Raimundo Brito apresentou uma importante emenda no documento de resolução do 4º Conselho Nacional da CTB, sobre a importância do PAC para a construção no Brasil e para os trabalhadores e trabalhadoras do ramo.
Lúcia Maia, que também é presidenta da FLEMACON, destacou em sua fala, além da defesa da democracia, da soberania das nações e da luta pela paz, precisamos fortalecer o Fórum das Centrais e a agenda da Conclat, fortalecer os Sindicatos, as negociações coletivas e movimento sindical.
As mulheres cetebistas se articularam para destacar a pauta fundamental da luta feminista e dos debates sobre a questão de gênero: “Mais Mulheres na Política”.
Além dos debates sobre as questões nacionais e as lutas do movimento sindical, os participantes realizaram um ato simbólico para exigir cessar-fogo imediato em Gaza e fim do genocídio de Israel contra o povo da Palestina.
Após os debates, painéis, atividades e apresentação das propostas, a resolução final foi aprovada pelos participantes do 4º Conselho Nacional da CTB.