Trabalhadores e trabalhadoras participaram, na manhã deste sábado, 23/11, do Seminário de Planejamento da Campanha Salarial 2025 e assembleia geral, realizados pelo SINTRACOM-BA e FETRACOM-BASE, no auditório do SINTRACOM-BA.
O Seminário foi aberto pelo presidente do SINTRACOM-BA, Carlos Silva, e participaram também da mesa a presidenta da FLEMACON, Lúcia Maia, o diretor do SintracomSAJ, Valdemir Souza, a presidenta da CTB-BA, Rosa de Souza e a superintendente técnica do DIEESE, economista Ana Georgina Dias, que fez uma palestra sobre Conjuntura econômica e seus reflexos nas convenções coletivas (leia boxe).
O Seminário que começou com um minuto de silêncio, em homenagem ao diretor Raimundo Brito, falecido no dia 19/10, num trágico acidente de carro, na estrada de Indiaroba, Sergipe, quando retornava para participar do Seminário que havia sido marcado para o dia essa data. Ele se encontrava em Sergipe, onde foi participar de uma atividade sindical.
Foram discutidas as propostas e aprovada a seguinte pauta de reivindicações: 8% de reajuste salarial, mesmo percentual nas cláusulas econômicas e manutenção dos direitos conquistados, dentre outras.
A Campanha Salarial deste ano começa com um grande desafio. Como a data base da categoria é janeiro e a atual Convenção tem data de validade até 31/12/2024, a partir de 1º de janeiro, a CCT estará zerada. A pauta será encaminhada para a entidade patronal Sinduscon. E vamos ter que construir uma nova Convenção. A luta é agora!
É fundamental a participação de todos os trabalhadores (as) na Campanha Salarial. Vamos mobilizar as bases, agitar os canteiros, debater com os colegas de trabalho as reivindicações e participar das atividades e assembleias convocadas pelo Sindicato. Precisamos fortalecer a luta e pressionar o patronal. Só na luta vamos conquistar um bom reajuste e garantir que os direitos já conquistados sejam mantidos na nova CCT. A palavra de ordem é Participar e Lutar para Avançar nas Conquistas!
Vamos ficar ligados para atender ao chamado do SINTRACOM-BA e participar das atividades e assembleias. Mostrar a força da categoria para os patrões e que “chegou a hora da onça beber água”.
Quem Luta, Conquista!
Cenário positivo para o setor da Construção em 2025
Georgina Dias disse que a tendência é que o cenário para a construção civil seja mais positivo, em 2025. Existem vários lançamentos e o setor está aquecido. Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), de janeiro a setembro de 2024, os lançamentos cresceram 17,3% e as vendas de imóveis 19,7%.
A expectativa é de um crescimento de 3,5% no setor da Construção neste ano. No entanto, uma questão preocupante é o elevado patamar das taxas de juros e a mudança das regras de financiamento pela Caixa Econômica Federal, e a redução do saldo do FGTS, por causa do saque-aniversário, que dificulta o financiamento de novas moradia, sobretudo, para as famílias com menor renda.
Alguns fatores contribuem para a perspectiva positiva para o setor, em 2025. O programa Minha Casa Minga Vida, por exemplo, foi responsável por 50% dos lançamentos e 44% das vendas no terceiro trimestre de 2024, com 46.142 unidades vendidas.
De janeiro a setembro de 2024, o MCMV registrou um aumento de 58,7% nos lançamentos e de 43,6% nas vendas de imóveis. Nos últimos 12 meses, esses aumentos atingiram 50% e 34%, respectivamente.
As melhorias no emprego e na renda também contribuem para o aquecimento do setor. Além disso, programas como o Novo PAC também reforçam os investimentos no setor da Construção.