Nesta terça-feira, 04/02, o senador uruguaio, Oscar Andrade, participa de ato no SINTRACOM-BA

Nesta terça-feira, 04/02, o SINTRACOM-BA recebe em sua sede, no centro de Salvador, Bahia, o senador uruguaio, Oscar Andrade, para um ato político internacional dos trabalhadores e trabalhadoras da construção.

Oscar Andrade também é operário da categoria. O ato é promovido em conjunto com a FETRACOM-BASE, a FLEMACON e o SINTRACOM-BA, com apoio da CTB e da UITBB.

Óscar Andrade Lallana (Canelones, 1974), apelidado de Boca Andrade, é um político uruguaio. Foi Secretário Geral da União Única Nacional da Construção e Anexos (SUNCA). É membro do Partido Comunista do Uruguai e integrante da Frente Ampla.

Concluiu os estudos secundários já adulto e frequentou dois anos na Universidade da República. Trabalhou desde muito jovem como padeiro e pedreiro (como pedreiro e carpinteiro). É líder do Sindicato Único Nacional da Construção e Anexos (Sunca), eleito secretário-geral com o voto de 80% dos associados.

Faz parte da Frente Ampla e pertence ao Partido Comunista do Uruguai (PCU). Faz parte da lista 1001 e foi eleito deputado nas eleições de 2014. Renunciou ao cargo em julho de 2016 para se dedicar à atividade sindical.

Foi um dos pré-candidatos à Presidência durante as eleições internas da Frente Ampla, em junho de 2019. Teve o apoio de diversos setores da Frente Ampla e de militantes independentes de diversas organizações sociais. A sua pré-candidatura foi observada com grande interesse, visto que a Frente Ampla atravessa uma fase de renovação da sua liderança, que há vários anos é composta por Tabaré Vázquez, José Mujica e Danilo Astori. Dos quatro pré-candidatos à Presidência da República pela Frente Ampla para as eleições internas de 2019, Andrade ficou em terceiro lugar com 25% dos votos. Em 15 de fevereiro, tomou posse como senador.

Ele é pai de três filhos.


Avalie esta noticia:

1 votos, 5 avg. rating

Compartilhe:

Mery Bahia