Nota de pesar pelo falecimento da jornalista Kardé Mourão

Kardé Mourão, presente sempre!

É com profunda tristeza que o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia (SINTRACOM-BA) lamenta o falecimento da jornalista Kardé Mourão, ocorrido na noite deste sábado, 29.

Kardé foi a primeira jornalista a se aproximar de nossas lutas e nos apresentar ao jornalismo sindical, no final dos anos 80, quando nós, classistas, ainda atuávamos na oposição sindical do SINTRACOM-BA.

Kardé foi a primeira assessora de imprensa quando nós, classistas, expulsamos os pelegos e assumimos a direção do SINTRACOM-BA, com o comando de nosso grande líder, já falecido, o companheiro Washington de Souza.

Comunicação era coisa que nós, operários e operárias acostumados no trabalho pesado nas obras de construção, não tínhamos noção de como fazer. Kardé chegou com seu jeito alegre e rebelde, com a firmeza de quem sabia que o lado certo era o das lutas pelas liberdades democráticas e sabia o que fazia, e nos ensinou e guiou nos primeiros passos dos caminhos desafiadores da comunicação sindical.

Eis que no final da noite deste sábado, 29 até março de 2025, a diretoria do SINTRACOM-BA recebeu a notícia, demasiadamente triste, de que Kardé Mourão, depois de lutar incansavelmente durante meses pela vida, contra o câncer, havia partido e descansou.

Comunista e militante do PCdoB, desde os tempos de estudante, Kardé era jornalista diplomada pela UFBA, foi presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) e, atualmente, era Secretária Geral da entidade. Profissional competente e dedicou-se à imprensa sindical, em que atuava com maestria.

Kardé era também espiritualista convicta e acreditava que há outros planos espirituais, além deste mundo material. E indagava sobre quem somos nós para duvidar, diante do desconhecido, de que “há mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia” (William Shakespeare).

Neste momento de imensa tristeza e dor, o SINTRACOM-BA se solidariza com os familiares, mãe, filho, irmã, amigos e amigas, colegas de trabalho e camaradas de muitas lutas por um mundo melhor, com inclusão e justiça social.

Ensejamos que a luz, que ela sempre desejava a todos e todas de seu convívio, seja um farol que ilumine sua caminhada nessa nova jornada espiritual.

E que sua memória de lutas seja sempre uma inspiração!

Kardé Mourão, presente sempre!

Velório: Neste domingo, 30/03, às 14 horas
Cremação: 16 horas
Cemitério Jardim da Saudade – Capela B

DIRETORIA DO SINTRACOM-BA


Avalie esta noticia:

1 votos, 5 avg. rating

Compartilhe:

Mery Bahia