Haroldo, em manifestação histórica nos anos 80, em defesa da democracia – Fotos: Manoel Porto
Uma vida dedicada às lutas em defesa dos direitos e da democracia!
Com profundo pesar e grande tristeza, a diretoria do SINTRACOM-BA comunica o falecimento do ex-deputado em cinco mandatos, Haroldo Lima, dirigente histórico do PCdoB, aos 81 anos, na madrugada de hoje (24/03), por complicações provocadas pelo coronavírus, mais uma vítima do descaso do governo federal com a saúde dos brasileiros (as).
A história de Haroldo Lima se mescla com as histórias de lutas pela democracia, contra a ditadura militar, em defesa dos direitos sociais e trabalhistas, pela soberania dos povos e pelo patrimônio e recursos naturais do Brasil.
É uma história de luta, que também se mistura à história do SINTRACOM-BA, quando a entidade estava ainda sob a tutela proveniente da intervenção da ditadura militar, no final dos anos 80, Haroldo se uniu às lideranças operárias classistas e emprestou sua força e coragem, em defesa dos trabalhadores (as) da construção, que queriam construir um Sindicato forte e de luta. E assim foi, quando junto com os operários enfrentou a repressão, e mais uma vez, a despeito do que já tinha sido torturado pela ditadura, foi vítima de espancamento em nossa sede.
Lamentamos muito a perda desse grande herói da política brasileira, que para sempre estará presente na memória de todos (as) que lutaram ao seu lado e lutam hoje em defesa dos direitos e da justiça social.
Neste momento de grande consternação, manifestamos nossa solidariedade à dor dos familiares, aos amigos, aos militantes do PCdoB, aos ativistas de esquerda e aos progressistas, que se unem na dor da perda do companheiro Haroldo Lima.
Haroldo, presente, hoje e sempre em nossa memória!
Sua luta não será em vão!
Luz e paz em sua nova jornada!
CARLOS SILVA
Presidente do SINTRACOM-BA
Fotos: Manoel Porto
Publicado em 24/03/2021 por: Mery Bahia, jornalista e Assessora de Imprensa.