A poeta Ametista Nunes recitou o poema “Operário em Construção”, de Vinícius de Moraes, e envolveu de emoção a abertura do ato virtual comemorativo pelos 30 anos de fundação da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Indústria da Construção e do Mobiliário nos Estados da Bahia e Sergipe (FETRACOM-BASE), no dia 15 de setembro, organizado pela deputada Olívia Santana (PCdoB), coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa do Emprego e da Industrialização da Bahia, que tem como vice-coordenadores os deputados Bira Corôa (PT), Diogo Coronel (PSD) e Júnior Muniz (PP). O evento foi realizado através da plataforma Zoom e transmitido ao vivo pela TV Alba, no Facebook e YouTube.
Carlos Silva, presidente e demais diretores do SINTRACOM-BA, participaram do evento, que teve a presença virtual de mais de 150 pessoas, dirigentes sindicais e de movimentos sociais, políticos, autoridades, lideranças internacionais, dentre outras.
Olívia Santana disse que estava honrada em coordenar o evento e destacou: “A representatividade deste ato mostra o prestígio desta categoria para o nosso Estado e para a Região Nordeste do Brasil. Não há um hospital, uma escola, um prédio, uma mansão, não há nada construído que não seja pelas mãos de operários e operárias da construção civil. Viva a todos e todas que constroem essa história de luta na Bahia”.
O presidente da Fetracom-Base, Edson Cruz dos Santos, lembrou parte da história da instituição: “A Fetracom nasceu da necessidade de representar os sindicatos da indústria da construção, com o intuito de unificar e fortalecer a luta classista. A Federação vem realizando um papel político importante no estado, nacionalmente e internacionalmente”.
O deputado federal Daniel Almeida (PC do B) afirmou que acompanha a trajetória da FETRACOM-BASE desde o início e sabe da dedicação e desafios que a Federação tem assumido: “Neste momento, estamos vivendo uma política de desvalorização do trabalho, do salário mínimo. Tratar de desenvolvimento está, mais do que nunca, na ordem do dia”.
O secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia e deputado federal licenciado, Nelson Pelegrino, desejou “Vida longa para a FETRACOM, que faz parte da nossa história, eu acompanhei de perto a luta dos trabalhadores da construção civil. E nos governos Lula e Dilma essa categoria participou de um momento de pleno emprego na construção civil. O tempo de obscurantismo passará e tenho certeza que ano que vem vamos retomar esse processo de avanço para os nossos trabalhadores do Brasil”.
O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Davidson Magalhães, lembrou que todas as lutas dos trabalhadores e das trabalhadoras foram colocadas em risco pelo atual governo federal: “Vivemos em um momento de resistência no Brasil. É muito importante festejar os 30 da FETRACOM, esse espaço de resistência vital para os trabalhadores e trabalhadoras da construção civil. Sem organização dos trabalhadores e valorização do trabalho não temos uma sociedade justa”.
A deputada Alice Portugal enviou um vídeo e falou sobre a importância da Federação na luta em defesa dos trabalhadores (as): “É necessário manter a categoria unida neste momento tão obscuro que vivemos no Brasil. É uma honra conviver com a luta da FETRACOM e comemorar seus 30 anos”.
O presidente nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, declarou: “É gratificante participar de um momento como esse. A FETRACOM é muito importante para o processo de reconstrução que o país precisa”.
Presidenta da CTB-Seção Bahia, Rosa de Souza, disse que a Fetracom sempre fez a defesa da categoria, que foi atingida pelo desmonte que estamos vivendo: “Vocês sempre estiveram na linha de frente, dando o orgulho de nos representar”.
A presidenta da FLEMACON, Lúcia Maia, lembrou a luta da FETRACOM pelo fortalecimento do movimento sindical: “É um processo constante de luta relevante por reconhecimento, inclusão de mais funções do setor da construção, valorização da categoria e vida melhor para os trabalhadores. Nossa agenda atual é a luta pela liberdade, em defesa pela democracia e contra o fascismo. Longa vida à FETRACOM-BASE!”.
O presidente do SINTRACOM-BA, Carlos Silva, parabenizou “todos (as) que contribuíram e contribuem na construção dessa importante página do sindicalismo classista que a FETRACOM-BASE escreve. Uma história de luta marcante, iniciada na Bahia em 15 de setembro de 1991 e recentemente ampliada ao estado de Sergipe, dirigida com maestria por companheiros de alta relevância político-sindical, nossos grandes líderes, presidentes Washington de Souza, Pedro Paulo (ambos “in memorian”), José Nivalto, Raimundo Brito e Edson Cruz (atual)”.
Carlos Silva ressaltou ainda: “A FETRACOM-BASE consagra-se pela competência e o compromisso de organizar os seus 21 Sindicatos filiados, dentre os quais o SINTRACOM-BA faz parte com muita honra, para preparar e mobilizar os trabalhadores (as) para a luta pela manutenção dos direitos e avançar com novas conquistas, visando a construção de um mundo melhor, por uma sociedade com justiça social, sem discriminação e igualdade de direitos para todos e todas”.
Várias lideranças internacionais marcaram presença no ato, como Juan Francisco Jara, da Confederação Nacional dos Sindicatos de Construção do Chile; Pedro Milheiro, da Federação Portuguesa dos Sindicatos da Construção, Cerâmica e Vidro (Feviccom); César Soberón, da Federação dos Trabalhadores da Construção Civil do Peru (FTCCP); e Jhon Iren Gonzáles Cruz, secretário SST do Peru. Os companheiros Carlos de Dio Oquendo, ex-presidente do SNTC (Cuba), e Daniel Divério, presidente da UITBB e do SUNCA (Uruguai), enviaram vídeos saudando a FETRACOM-BA pelas três décadas de lutas e conquistas.
Também participaram do ato a deputada estadual Maria del Carmen; Divanilton Pereira, da Federação Sindical Mundial (FSM); Ana Georgina, supervisora técnica do DIEESE; o vereador Augusto Vasconcelos; Aurino Pedreira, secretário sindical do PCdoB; Valéria Morato, presidenta da CTB Minas; Carlos Marden, do Sinduscon-BA; Altamiro Perdoná, presidente da Contricom; Antônio Ubirajara, coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Camaçari; Raimundo Brito, secretário de Finanças e ex-presidente da FETRACOM-BASE; Ednalva Bispo, secretária de Mulheres do SINTRACOM-BA, Emerson Gomes, presidente da Força Sindical BA; além de sindicalistas e militantes da causa operária.
Avalie esta noticia: