O SINTRACOM-BA participou nesta terça-feira, 05/11, do DDS no canteiro de obras da empresa Moura Dubeux, no Horto Florestal.
Presentes os diretores Florisvaldo Bispo, Arilson Ferreira, Sônia Maria, Arisandré Estrela, Railêucio Araújo e Antônio Marcos.
Falaram sobre Saúde e Segurança no Trabalho, a importância do uso de EPI’s e EPC’s, prevenção a riscos de acidentes de trabalho e doenças relacionadas ao meio ambiente de trabalho, e da Campanha Salarial dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Construção Civil 2025.
O diretor de Saúde e Segurança do SINTRACOM-BA, Arilson Ferreira, falou sobre a campanha do SINTRACOM-BA “Um Passo Pela Vida – Ações Coletivas Já!” e lembrou que as empresas têm que fornecer os Equipamentos de Proteção Individual EPI’s (bota, capacete, luva, cinto), mas têm que investir primeiro nas ações e proteções coletivas de trabalho.
Os diretores falaram também sobre a campanha Novembro Azul, que anualmente é realizada no mês de novembro, para conscientizar os homens sobre a importância de cuidarem da saúde e fazer a prevenção do câncer de próstata.
Durante os DDS neste mês de novembro, o SINTRACOM-BA vai construir junto com os trabalhadores (as) a ideia de que também faz parte da luta os cuidados com a saúde e a superação de qualquer tipo de preconceito sobre o exame de próstata.
O exame de próstata pode ser feito através do toque ou pelo exame de sangue PSA. Deve ser realizado anualmente, a partir dos 50 anos, e para quem tem histórico da doença na família a recomendação é fazer a partir dos 45 anos.