SINTRACOM-BA comemora o Dia dos Trabalhadores (as) da Construção Civil com uma bonita festa

Nesta data histórica, 19 de Março, que marca os 106 anos do primeiro Sindicato fundado no Brasil, em 1919, o SINTRACOM-BA comemorou também o Dia dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Construção Civil da Bahia, reunindo em sua sede, na manhã de hoje, trabalhadores (as), diretores (as) e convidados (as), numa bonita festa com o auditório lotado.

Esse dia tão importante é feriado para a categoria, uma conquista da luta do SINTRACOM-BA e da FETRACOM-BASE, junto com os trabalhadores (as), que está garantido na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

É um grande dia, que também homenageia São José Operário, que era carpinteiro e é padroeiro dos trabalhadores. Então, há motivos de sobra para uma grande celebração!

E foi isso que aconteceu! Com o comando do presidente Carlos Silva, a mesa de abertura foi composta também por Alexandro Reis, Chefe de Gabinete da Sepromi (Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais), representando a secretaria Angela Guimarães, presidente da FLEMACON Lúcia Costa Maia, deputada estadual Olívia Santana e o presidente da FETRACOM-BASE Edson Cruz.

Carlos Silva e Edson Cruz falaram da Campanha Salarial 2025 e a aprovação pela assembleia geral da proposta para o acordo da nova Convenção Coletiva de Trabalho, com reajuste salarial de 5,5%, mesmo percentual para as cláusulas econômicas e manutenção das demais cláusulas da CCT por dois anos. A proposta foi apresentada pela mediação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), diante do impasse na mesa de negociação: o SINTRACOM-BA e a FETRACOM-BASE reivindicavam 8% de reajuste e a entidade patronal Sinduscon oferecia apenas 4,7%.

A deputada Olívia Santana falou sobre um projeto importante, que é a construção de um Conjunto Habitacional, pelo programa Minha Casa, Minha Vida, destinado para os trabalhadores e trabalhadoras da construção: “Está mais do que na hora do trabalhador da construção civil, que dá o seu sangue e suor para construir condomínios luxuosos, ter direito a uma moradia digna”. Essa proposta tem total apoio do SINTRACOM-BA, declarou Carlos Silva.

Alexandro Reis falou sobre a importância da Sepromi para promover a igualdade racial e resgatar os direitos negados ao povo negro.

Lucia Maia fez sua saudação ao SINTRACOM-BA e lembrou que estamos no mês Março Mulher, dedicado às lutas feministas por igualdade de direitos, pelo fim da violência contra as mulheres e contra o feminicídio, cujo índice vem aumentando de forma drástica. E leu as mensagens de saudação do secretário geral da UITBB, Michalis Papanikolaou, e do presidente do SindiMarceneiros de São Paulo, Pedro Mesquita.

Posteriormente, veio se juntar à mesa a representante da Deputada Federal Alice Portugal, Grassa Felizola, que fez a saudação em nome de Alice ao SINTRACOM-BA e aos trabalhadores (as), e falou sobre a importância da participação da categoria no processo eleitoral democrático, para eleger políticos que reoresentem os interesses dos trabalhadores (as).

Juntaram-se à mesa também o advogado do SINTRACOM-BA, Elias Alves, que saudou a categoria pelo seu dia, e a diretora Maria Nery.

Teve de tudo que uma boa festa merece: bolo, “parabéns pra você”, cantorias animadas puxadas pelo ex-diretor do SINTRACOM-BA Hipólito Pereira, presentes de brindes sorteados entre os trabalhadores presentes, discursos e vídeos com saudações enviadas pelo secretário Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (Setre), Augusto Vasconcelos, o deputado federal Daniel Almeida e o secretário geral da União Internacional de Sindicatos de Trabalhadores da Construção (UITBB), Michalis Papanikolaou.

Claro, que nesse clima de celebração, as falações foram tomadas por memórias das lutas, vitórias e conquistas. Nesses momentos a emoção fluiu com a lembrança de Raimundo Brito, que faleceu em outubro do ano passado, e Washington de Souza, duas grandes lideranças classistas que marcaram a história do SINTRACOM-BA.

Foi uma bonita festa, onde todos os presentes saudaram e deram vivas ao SINTRACOM-BA.

Viva os 106 anos do SINTRACOM-BA!
Viva o Dia dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Construção Civil!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Avalie esta noticia:

0 votos, 0 avg. rating

Compartilhe:

Mery Bahia