

Na manhã deste sábado (19/07), o SINTRACOM-BA e a FETRACOM-BASE reuniram trabalhadores e trabalhadoras na sede do Sindicato, e realizaram o Seminário de Planejamento das Elétricas, para dar início à Campanha Salarial 2025 / 2027 da categoria. Foram apresentadas propostas e aprovada por unanimidade a pauta de reivindicações.
O presidente do Sintracom-BA, Carlos Silva, fez a abertura e ressaltou que “este seminário é para informar, conscientizar e preparar os trabalhadores (as) para a luta”. Falou sobre a importância de fortalecer a Campanha Salarial, mobilizando a categoria nas bases, para lutar e conquistar um bom reajuste e outras melhorias.
Lúcia Maia, diretora de Imprensa e Comunicação do SINTRACOM-BA e também presidenta da Federação Latino-americana (FLEMACON) destacou que “negociar salário é disputar o presente e o futuro. E a Convenção Coletiva de Trabalho é fruto da luta e resistência dos trabalhadores (as)”.
A data-base da categoria é 1º de setembro e a pauta será encaminhada à entidade patronal (Sinduscon), para que dar início às negociações da nova Convenção Coletiva.
Os trabalhadores (as) aprovaram a proposta de reajuste salarial de 10% e os valores para os benefícios de cesta básica e ticket alimentação, entre outros benefícios econômicos, de acordo com as projeções apresentadas pela supervisora técnica do DIEESE, a economista Georgina Dias.
Georgina fez uma análise sobre a conjuntura econômica do Brasil e os reflexos nas negociações das Convenções Coletivas, que já são difíceis, mas nas elétricas tem o agravante que é um setor diluído em várias empresas prestadoras de serviços de energia elétrica à Coelba Neoenergia, que é a empresa principal, e não participa das mesas de negociação.
Com a taxação em 50% aos produtos brasileiros pelo governo dos Estados Unidos, embora as ameaças feitas por Donald Trump não tenham sido formalizadas, o impacto interno pode ser forte. E a negociação coletiva será o instrumento de defesa dos direitos dos trabalhadores nesse cenário, disse Ana Georgina.
O presidente da FETRACOM-BASE, Edson Cruz, fez a apresentação das propostas no Seminário, que contou com a participação de dirigentes de sindicatos filiados, através de plataforma virtual.
O Seminário de Planejamento das Elétricas contou também com a participação da presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, e dos representantes do PCdoB e da deputada estadual Olívia Santana.





















