
O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia (SINTRACOM-BA) expressa seu profundo pesar pelo falecimento do histórico líder comunista José Renato Rabelo, aos 83 anos, ocorrido neste domingo, 15 de fevereiro.
A caminhada política de Renato Rabelo se entrelaça com a própria história das lutas do povo brasileiro. Nascido em Ubaíra (BA), destacou-se ainda jovem na defesa das liberdades democráticas, enfrentando a repressão da ditadura militar, a perseguição política e o exílio.
Marxista comprometido, presidiu a União dos Estudantes da Bahia (UEB), teve atuação destacada na União Nacional dos Estudantes (UNE) e integrou a Ação Popular (AP). Após a incorporação da AP ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) assumiu importantes responsabilidades na direção, presidindo nacionalmente o Partido entre 2001 e 2015, em sucessão a João Amazonas, além de dirigir a Fundação Maurício Grabois, no período de 2015 a 2023.
O SINTRACOM-BA presta sua mais sincera homenagem a Renato Rabelo. Seu legado na defesa dos trabalhadores e trabalhadoras, da soberania nacional, da paz e da fraternidade entre os povos permanecerá vivo na memória coletiva e na história do país. Manifestamos solidariedade à família — especialmente à esposa, Conceição Leiro Vilan (Conchita), e aos filhos, André e Nina —, assim como aos militantes do Partido Comunista do Brasil.
Renato Rabelo, presente!
15 de fevereiro de 2026
CARLOS SILVA DE JESUS
Presidente do SINTRACOM-BA
