SINTRACOM-BA promove DDS especial para marcar o Dia Municipal em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho

Na sexta-feira, dia 8 de agosto, o SINTRACOM-BA realizará um grande Diálogo de Saúde e Segurança sobre Ações Coletivas, para marcar o Dia Municipal em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (9 de agosto), com os trabalhadores e trabalhadoras do canteiro da Axxo, na obra do SESC Piatã.

 Data: 08/08/2025
⏰ Horário: 7h30 às 9h
 Local: Rua Deraldo Mota, nº 57 – Canteiro de obras do SESC Piatã

O encontro contará com palestrantes que trarão reflexões importantes sobre saúde, segurança e a importância de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis. Vamos reforçar a luta contra os riscos psicossociais como assédio, estresse, depressão e trabalho sob pressão.

A prioridade é a vida! Venha participar e somar forças por um futuro sem acidentes de trabalho.

O Dia Municipal em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho é 9 de agosto. Mas, como neste ano a data cai num sábado, antecipamos e vamos realizar nosso DDS especial no dia 08/08.

A data foi instituída pela Lei 9.064/2016 e incluída no calendário de Salvador, para atender à reivindicação dos trabalhadores. Se tornou um marco para a reflexão e debate sobre ações de segurança, saúde e prevenção de acidentes do trabalho na construção. E para homenagear a memória dos operários vítimas de acidente de trabalho, os trabalhadores Antonio Elias da Silva, Antonio Reis do Carmo, Antonio Luiz Alves dos Reis, Hélio Sampaio, Jairo de Almeida Correia, José Roque dos Santos, Lourival Ferreira, Manoel Bispo Pereira e Martinho Fernandes dos Santos.

Um mês antes da tragédia, no dia 12 de julho de 2011, o Sintracom-BA lançou a campanha “Um Passo Pela Vida – Xô Acidentes de Trabalho na Construção – Ações Coletivas Já!”, alertando para os riscos de acidentes de trabalho nos canteiros de obras. E, desde então, o Sindicato realiza atividades nos canteiros de obras, quase que diariamente.

O objetivo é conscientizar os trabalhadores e os patrões sobre a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual EPIs, Equipamentos de Proteção Coletiva EPC’s e das ações coletivas que salvam as vidas dos trabalhadores, com a prevenção de riscos de acidentes do trabalho.

Promovem a atividade, juntamente com o Sintracom-BA as seguintes entidades: Federação Interestadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Construção Civil e do Mobiliário nos Estados da Bahia e Sergipe – Fetracom-BASE, Federação Latino-americana e Caribenha dos Trabalhadores da Construção, Madeira e Materiais de Construção – Flemacon, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, Confederação Contricom, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE, Fórum do Meio Ambiente do Trabalho – Forumat, União Brasileira de Mulheres – UBM, União Internacional de Sindicatos de Trabalhadores da Construção – UITBB e Federação Sindical Mundial – FSM.


Avalie esta noticia:

0 votos, 0 avg. rating

Compartilhe:

Mery Bahia