
Aproveitando que o mundo está de olho no Brasil por causa da realização das Olimpíadas, as seções baianas da Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo realizaram uma manifestação na tarde de quinta-feira (4/8), em Salvador, para denunciar o golpe contra a democracia em curso no país. O ato aconteceu na Praça da Piedade, próximo à Arena Fonte Nova, onde foram realizadas duas partidas do torneio de futebol masculino.

Mesmo debaixo de chuva, manifestantes de diversos sindicatos e segmentos do movimento social se revezaram ao microfone para falar do momento de exceção vivido no país. “Estamos aqui para denunciar ao mundo o golpe parlamentar, jurídico e midiático que está acontecendo no país das Olimpíadas. Um golpe perpetrado pelos derrotados nas urnas, que querem substituir a vontade do povo brasileiro pela vontade de um Congresso patrocinado e comprometido, em sua maioria, com o setor financeiro e empresarial, ressaltou o presidente da CTB Bahia, Aurino Pedreira.
Aurino alertou a população para a verdadeira natureza do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff: “É preciso deixar claro para todos que o golpe não é contra a presidente Dilma ou o PT, o golpe é contra o povo brasileiro, em especial, os mais pobres e os trabalhadores. É contra os jovens que não terão mais acesso às universidades, contra as famílias que perderão a chance de conseguir uma casa, contra as crianças que não terão mais o bolsa família e contra o trabalhador que não vai conseguir mais se aposentar. No dia 25 de agosto, eles vão tentar legitimar o golpe, afastando definitivamente a presidente eleita por 54 milhões de votos. Nós não podemos aceitar isso, temos que reagir e continuar nas ruas denunciando e mobilizando a população para evitar este grande retrocesso na história de nosso país”, concluiu Aurino.
Confira abaixo o manifesto que foi divulgado durante a manifestação:
GOLPE DE ESTADO NO PAÍS DAS OLIMPÍADAS
No momento em que o Brasil sedia as Olimpíadas, está em curso um golpe de estado que tenta destituir a presidenta Dilma, eleita com mais de 54 milhões de votos. Com apoio escancarado da grande mídia e participação ativa do Judiciário, do Ministério Público e da Polícia Federal, os golpistas já aprovaram o impeachment na Câmara dos Deputados e planejam consumar o golpe no Senado.
A direita brasileira perdeu quatro eleições seguidas e depois da última decidiu derrubar governo na marra.
Como não há uma única prova de envolvimento da presidenta em atos ilícitos, os golpistas inventaram como desculpa para o golpe, mentiras sobre erros do governo na aplicação do orçamento, já devidamente desmascaradas.
Mas os motivos são outros. Eles não toleram as enormes conquistas do povo brasileiro nos últimos 13 anos, inaceitáveis para uma elite corrupta, racista, homofóbica e machista.
E não é à toa que o presidente interino anuncia o fim de quase todos os programas sociais que tiraram cerca de 40 milhões de brasileiros da pobreza e excluiu o Brasil do Mapa Mundial da Fome. Os golpistas pretendem acabar com históricos direitos trabalhistas e entregar nosso petróleo às multinacionais.
Os movimentos sociais organizados do Brasil estão firmes na defesa da democracia e denunciam ao Brasil e ao mundo o retrocesso político em curso. Golpe nunca mais.
FORA TEMER – NENHUM DIREITO A MENOS
Frente Brasil Popular
Frente Povo Sem Medo
Fonte: CTB

