
A diretoria do SINTRACOM-BA se reuniu manhã dessa segunda-feira (11/08), no auditório do Sindicato, com os companheiros dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores da Construção do Uruguai (SUNCA), diretor Pablo Rorra e secretário geral Javier Días, que também é presidente da União Internacional dos Sindicatos dos Trabalhadores da Construção (UITBB).
O objetivo foi trocar experiências do movimento sindical na América Latina e avaliar os resultados dos três eventos importantes que a CTB promoveu em Salvador de 5 a 9/08: 6º Congresso Nacional da CTB, que elegeu Carlos Silva pelo SINTRACOM-BA e Lúcia Maia pela FETRACOM-BASE, para a diretoria plena da CTB Nacional; 6º Congresso Estadual da CTB Bahia, que elegeu para a nova direção seis representantes do SINTRACOM-BA e FETRACOM-BASE e Sindicatos filiados; e o Seminário Internacional, que teve a participação dos dois sindicatos irmãos – SINTRACOM-BA e SUNCA, e dirigentes sindicais de cerca de 20 países.
Carlos Silva, presidente do SINTRACOM-BA; Florisvaldo Bispo, secretário geral; Lúcia Maia, diretora de Imprensa, que também é presidenta da Federação Latino-americana dos Trabalhadores da Construção, Madeira e Materiais de Construção (FLEMACON); e Javier Días (UITBB e SUNCA) formaram a composição da mesa.
Carlos Silva destacou a importância da participação do SINTRACOM-BA na direção da CTB Nacional, que “reforça o compromisso da nossa categoria com a defesa intransigente dos direitos trabalhistas e da soberania nacional”.
Lúcia Maia ressaltou que “estamos falando de um movimento sindical que se conecta ao mundo, sem perder o foco nas necessidades dos trabalhadores brasileiros e nosso desafio é transformar essas trocas de experiências internacionais em avanços nas lutas e conquistas”.
Javier Días falou sobre as lutas do SUNCA e da UITBB e reafirmou a importância da busca da unidade na luta e que pretende ampliar e realizar mais reuniões entre as lideranças sindicais do ramo da construção na América Latina.




