Diretor de Assuntos Jurídicos do SINTRACOM-BA

Diretor -Amilton Otávio
Amilton Otávio dos Santos – Diretor de Assuntos Jurídico

Amilton Otávio dos Santos, 60 anos de idade, reside em Salvador, tem uma filha e um neto que são seu orgulho. Trabalha na construção civil na profissão de pedreiro desde 1978. Como ativista sindical participou da primeira diretoria da Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção e da Madeira no Estado da Bahia.  No sindicato já ocupou vários cargos dentre eles, Secretário Geral, Diretor de Cultura, Esporte e Lazer e Diretor Sindical no DIEESE-BA.

Para Amiltonser um diretor do sindicato é uma escolha que implica em muitas responsabilidades, pelos inúmeros  compromissos que assumimos com a categoria, principalmente para o cumprimento de seus direitos perante as instâncias políticas e jurídicas. As responsabilidades de um diretor sindical estão muito além dos embates com os patrões. A categoria cobra posturas que estejam sempre voltadas à defesa dos seus direitos e o compromisso com as lutas dos trabalhadores da construção civil”.

O sindicato representa os trabalhadores da construção e da madeira e hoje essa representação se torna mais ampla, com outros trabalhadores na base, como por exemplo os das empresas concessionárias de energias como a Coelba, a Chesf e as empresas de energia eólica. Amilton diz: “A minha preocupação maior nesse momento que o país vive essa crise política e econômica, é com o desemprego de trabalhadores e trabalhadoras pela falta de obras no setor. É possível avaliar essa situação, quando lembramos do que aconteceu em 2006, com o PAC implantado pelo governo Lula, que em razão dos incentivos aumentou a quantidade de obras, o que levou a construção civil a criar muitos postos de trabalho”.

A Diretoria de Assuntos Jurídicos tem um papel importante no sindicato, por ter um contato direto e diariamente com os trabalhadores no atendimento das questões jurídicas. O sindicato mantêm um sistema de plantões com advogados e advogadas que prestam serviço a entidade e esses plantões, funcionando de segunda a sexta-feira, durante o horário comercial.

As audiências ocorrem na capital e no interior e são acompanhadas por uma comissão de diretores. Essa comissão é composta pelos seguintes diretores: Arisandré Estrela, Edson Ataíde, Nilton Luz, Carlos Silva e pelo funcionário do sindicato, Elias Alves que é um estudante de Direito.

PLANTOESADVOGADOS4 cópia
Plantões do Jurídico do SINTRACOM